[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Obras do Anel Viário avançam 11,5% em menos de dois meses | O POVO
Anel Viário 22/10/2013

Obras do Anel Viário avançam 11,5% em menos de dois meses

Com 27% das obras concluídas, as intervenções seguem com pavimentação na BR-020 e drenagem superficial em trechos da BR-222
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Thaís Brito cotidiano@opovo.com.br
FOTOS EVILÁZIO BEZERRA
Na última sexta-feira, começou o processo de pavimentação de concreto no entroncamento entre a BR-020 e a BR-222 (Caucaia), após a rotatória
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As obras do Anel Viário avançaram 11,5% em pouco menos de dois meses. Atualmente, a execução das obras está em 27%. Em 28 de agosto deste ano, as intervenções tinham 15,42% das obras concluídas, como publicou O POVO. O prazo final é dezembro de 2014. O valor total dos recursos, provenientes do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), passou de R$ 200 milhões para R$ 206 milhões, segundo informou a assessoria do Departamento Estadual de Rodovias (DER), que executa a obra desde janeiro de 2012.

 

O projeto prevê a duplicação de estradas e construção de pontes e viadutos para facilitar o tráfego nas rodovias por 32 quilômetros de extensão. A construção das artes especiais (três pontes e seis viadutos) está 60% e tem 10% dos procedimentos em andamento. As duplicações de pistas começam nos seis quilômetros da BR-020, com início no entroncamento da BR-222/Tabapuá. O trecho passa por obras de drenagem superficial e deve ser entregue em novembro deste ano. A pavimentação está sendo feita com asfalto e já tem boa parte concluída.


Pavimentação

Na última sexta-feira, começou o processo de pavimentação de concreto no entroncamento entre a BR-020 e a BR-222 (Caucaia), após a rotatória. É lá que começa a duplicação da avenida Anel Viário, que terá nova pista com pavimento de concreto até o cruzamento com a CE-040 (Eusébio). A fase atual é de instalação de CCR (concreto compacto a rolo) em preparação do terreno para receber o pavimento rígido, que tem mais resistência e durabilidade, segundo informa o DER. De acordo com o engenheiro Henrique Thiago, um dos responsáveis pela execução do projeto, esta será a primeira rodovia cearense a utilizar pavimento de concreto.

 

Dos seis viadutos, dois estão erguidos: um próximo ao Conjunto Nova Metrópole e um na BR-020. O terceiro, na CE-065 (Maranguape), teve a fase de concretagem iniciada. Outros dois ainda não tiveram as obras começadas: na CE-060 (Maracanaú) e na CE-040 (Eusébio). Os melhoramentos previstos no projeto para o Anel Viário incluem canteiros centrais, acostamentos, retornos, ciclovias laterais e nova sinalização. As obras começaram em 2010 e seguiram sob responsabilidade do Dnit até 2011. Desde janeiro do ano passado, o Governo do Estado executa a obra com recursos federais.

 

Saiba mais

 

A obra começou em maio de 2010 e já teve previsão de entrega para fevereiro de 2012. Em janeiro de 2012, a execução da obra saiu da responsabilidade do Dnit e passou a ser do Governo do Estado, através do DER. Neste mês, as obras estavam concluídas em 3%.

 

Até setembro  do ano passado, a execução estava em 7%. Já em agosto de 2013, a obra tinha 15,42% concluída. Até dezembro de 2014, será preciso um avanço de 73% em 14 meses.

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joao f 22/10/2013 12:00
Ô Nivardo puxa saco, vc tá vendo que quando a obra é importante ninguém reclama? Aproveita esses fóruns pra aprofundar um pouco tua visão do mundo.
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joao f 22/10/2013 11:58
Essa obra é importante. Por ali passam muitos carros, caminhões, produção industrial. Muita gente já morreu por conta das péssimas condições da estrada. Mas o governo prioriza a ponte estaiada, que custa o dobro. Simples: a ponte vai valorizar muita terra. Isso é picaretagem. Governo sem prioridade!
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Carlos Bezerra 22/10/2013 11:35
Uma obra importante,quando eu viajo e pego esse anel viario aqui no eusébio pra chegar até o anel viário da BR020/BR222 dependendo do horário chego a levar 1 hora e meia,.
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Nivardo Cavalcante Nepomuceno 22/10/2013 10:49
E não vão protestar contra esses viadutos? Dizer que viadutos degradam, que só aumentam o número de veículos e outras boboseiras mais, por quê?
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iran mota 22/10/2013 09:23
essa obra vai terminar primeiro q o terminal do antônio bezerra que a tempos esta andando feito tartaruga.
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