[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Walter Cantídio lidera ranking nacional de transplantes de fígado | O POVO
Fígado 21/08/2013

Walter Cantídio lidera ranking nacional de transplantes de fígado

Foram 59 cirurgias de janeiro a junho de 2013. Com isso, Ceará passou a ser o estado com o maior número de transplantes de fígado por milhão de habitantes
notícia 0 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 16694, 'email': 'camilaholanda@opovo.com.br', 'nome': 'Camila Holanda '}
Camila Holanda camilaholanda@opovo.com.br
Compartilhar

O Hospital Universitário Walter Cantídio, da Universidade Federal do Ceará (UFC), foi a unidade de saúde líder em número de transplantes de fígado realizados durante o primeiro semestre deste ano no Brasil. Foram 59 cirurgias registradas no período de janeiro a junho de 2013. De acordo com o Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), em todo o Estado foram 88 transplantes de fígado realizados. Com isto, o Ceará passou a ser o estado brasileiro com o maior número de transplantes de fígado por milhão de habitantes, superando Distrito Federal e Santa Catarina.

 

Chefe do Serviço de Transplante Hepático do Walter Cantídio, o médico Huygens Garcia atribui o resultado positivo da instituição a diversos fatores. Ele ressalta como diferenciais ter uma equipe de sobreaviso durante 24 horas e uma aeronave da Casa Civil à disposição, caso seja necessário fazer transporte emergencial de órgãos.


De acordo com dados da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), até ontem, 492 pessoas aguardavam uma córnea e 131 esperavam um fígado no Ceará. Estes são os órgãos que lideram o ranking de espera no Estado. No total, 659 pacientes estão esperando transplante.

 

Dificuldade

Sob a análise de Huygens, ainda existe um fator que dificulta o aumento do número de transplantes de órgãos e tecidos. Muitas famílias se negam a concordar com a doação, depois que o parente morre. “O mais importante é você se manifestar em vida se quer ser doador. Não existe ato de maior solidariedade que o de doar órgãos”, destaca o médico.

 

Para Eliana Barbosa, coordenadora da Central de Transplante do Ceará, o panorama de doações no Ceará é positivo. “Temos algumas oscilações, mas o cenário é bom. Somos referência no País”, comemora. Eliana, no entanto, corrobora com a opinião do chefe do Serviço de Transplante do Walter Cantídio. “A negativa familiar no Brasil ainda é alta. Isto se deve muito à desinformação”, aponta.

 

Serviço

 

Central de Transplante do Ceará

Telefone: (85) 3101 5238

Mais informações: www.saude.ce.gov.br/index.php/rede-de-servicos/central-de-transplante

 

Números


Transplantes no Ceará

Córnea: 290

Rim (doador falecido): 122

Fígado: 88

Medula óssea: 21

Coração: 12

Rim/pâncreas: 9

Rim (doador vivo): 6

Esclera: 4

Pulmão: 3

Pâncreas isolado: 2

Pâncreas pós-rim: 2

Osso: 1

Total: 560

 

Lista de espera por doação

Córnea: 492

Fígado: 131

Coração: 15

Pâncreas/rim: 8

Medula óssea: 6

Pulmão: 6

Pâncreas isolado: 1

Rim: 0

Total: 659

 

FONTE: Central de Transplante do Ceará

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano