[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Profissionais da Justiça participam de capacitação | O POVO
Copa 08/05/2013

Profissionais da Justiça participam de capacitação

O curso de capacitação pretende padronizar condutas e procedimentos a serem adotados por mediadores de conflito do poder judiciário durante a Copa das Confederações
THIARA NOGUEIRA/ ESPECIAL PARA O POVO
O presidente do TJ-CE, desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, foi um dos que participaram do evento
Compartilhar

 

Um curso preparatório para a Copa das Confederações deve capacitar 150 profissionais do poder judiciário cearense para atuar no evento. Fortaleza deve sediar três jogos da competição, nos dias 19, 23 e 27 de junho. Durante os dias das partidas, haverá um posto de atendimento na Arena Castelão.


A partir do dia 9 de junho, o Aeroporto Internacional Pinto Martins também deve receber um posto de atendimento, que deve funcionar até o dia 9 de julho. O curso de capacitação teve início ontem e deve ser concluído hoje, na Escola Superior da Magistratura do Estado (Esmec). Participam do curso conciliadores, juízes, promotores de justiça, defensores públicos, entre outros servidores.


O curso possui duração de 16 horas/aula e é ministrado por dois instrutores do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “A ideia é evitar a judicialização”, esclarece a desembargadora e supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE), Maria Nailde Pinheiro.


O que se pretende é que os mediadores sejam hábeis em evitar possíveis confrontos judiciais, por conta de problemas que podem ser resolvidos consensualmente. “Queremos dar ênfase nas técnicas de conciliação, que, aliás, é uma tendência no judiciário brasileiro”, diz a desembargadora. Outra preocupação é padronizar os atendimentos que serão feitos, impedindo procedimentos diferentes para situações semelhantes. Nailde acredita que os problemas com empresas de aviação, como extravio de bagagem, devem ser as demandas mais frequentes.


A psicóloga Fabrícia Fernandes, 34 vê o curso de capacitação e a experiência de poder atuar na Copa das Confederações como uma oportunidade. “Estou me formando num curso de mediação do Conselho Nacional de Justiça e vejo essa oportunidade como um estágio, que vai me ajudar no andamento da minha formação”, comenta.

 

ENTENDA A NOTÍCIA


O curso é voltado para servidores do poder judiciário que pretendem atuar na Copa das Confederações. O foco é na mediação de conflitos, evitando, assim, litígios judiciais e desgaste para as partes envolvidas.

Aflaudisio Dantas afaludisiodantas@opovo.com.br
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano