SAÚDE BUCAL 03/04/2016

O que a sua boca tem a dizer sobre sua saúde

Mesmo o melhor sorriso é capaz de ocultar sinais que, sem o devido acompanhamento, podem trazer sérios problemas para o corpo
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': '.', 'id_autor': 18995, 'email': 'joaomarcelosena@opovo.com.br', 'nome': 'Jo\xe3o Marcelo Sena'})
João Marcelo Sena joaomarcelosena@opovo.com.br

O corpo humano funciona como uma orquestra sinfônica. Se algo não caminha como planejado, logo essa desarmonia trará consequências ao organismo como um todo. Até mesmo um sorriso bonito e aparentemente saudável para um olhar menos atento é capaz de esconder problemas que podem se tornar graves ao bem estar do corpo.

 

A má saúde bucal, por exemplo, pode ocasionar doenças em outros pontos do corpo que, à primeira vista, não têm relação com a boca ou os dentes. A endocardite vascular é uma dessas doenças que podem ter como origem problemas na cavidade oral.


“Hoje em dia, a gente sempre tenta alertar nossos alunos que a boca é uma estrutura que faz parte de um corpo. A gente nunca vê uma boca andando sozinha. As doenças da boca podem interferir na saúde sistêmica. Assim como o contrário”, explica Ana Paula Negreiros, professora de Patologia Bucal em pacientes especiais da Universidade Federal do Ceará (UFC), cuja Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE) completou 100 anos de história no último mês de março.


Enfermidades

Além da endocardite vascular, outras enfermidades podem ter um tratamento dificultado em razão de uma conservação mal feita dos dentes e boca. Já é sabido pela Odontologia e pela Medicina Esportiva que lesões ósseas ou musculares podem ter uma recuperação retardada se a saúde oral não é adequada.

 

E da mesma forma que a saúde da cavidade oral pode interferir em outros pontos do corpo, doenças sistêmicas podem levar à consequências observadas na boca. Pacientes com doenças hepáticas, por exemplo, têm maior tendência a apresentar quadros de gengivorragia, mesmo sem uma placa bacteriana acentuada.


“Muitas vezes o paciente tem uma determinada doença sem tomar conhecimento que tem. As lesões orais geradas podem ajudar no diagnóstico dessa doença”, explica Mário Rogério, professor de patologia bucal da UFC, citando ainda como exemplo as lesões orais causadas pelas doenças oportunistas em um paciente com HIV que podem auxiliar no diagnóstico.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>