[an error occurred while processing this directive] Como estimular a mente | O POVO
VOLTA ÀS AULAS 24/01/2016

Como estimular a mente

Toda pessoa, criança ou adulta, pode criar estratégias para aprender, mas educadores ensinam maneiras de estimular a aprendizagem
notícia 0 comentários

Não há consenso entre os educadores sobre como um estudante pode aprender mais e melhor. As diferentes correntes pedagógicas enfatizam aspectos diversos envolvidos na aquisição de novos conhecimentos.

 

O peso do papel de alunos, professores e pais no processo de aprendizagem também é avaliado de maneira diferente, dependendo da abordagem educacional. Para Jakeline Andrade, coordenadora do curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), por exemplo, “as estratégias para aprender são individuais, cada pessoa pode chegar às melhores formas de aprender. Sozinho, com ajuda, por resolução de problemas etc”.


Contudo, de acordo com a educadora, uma técnica válida é dar significado às aprendizagens. “Mas isso pode ser feito individualmente, buscando as razões pelas quais se deve aprender determinado conteúdo. Ao atribuir um significado próprio àquele conteúdo, o aluno se dedicará com mais afinco ao estudo”. Ela exemplifica que uma criança pode se dedicar à resolução de um problema de lixo de seu bairro, aprendendo mais sobre disciplinas como ecologia, biologia e meio ambiente.


Nessa linha, a psicopedagoga do Colégio Darwin, Antônia Sousa, destaca a importância do uso de ferramentas que vão além do livro e da aula convencional para facilitar esse fluxo ensino-aprendizado. “Existem vários instrumentos tecnológicos como as plataformas digitais, as boas vídeo-aulas, aulas em campo e outros aspectos que agregam positivamente, como a arte de um modo geral; a prática de esportes, dentre outros”, enumera a especialista.


Segundo ela, além da escola, o envolvimento dos pais é fundamental para que os estudantes retenham e reelaborem os conteúdos aprendidos em sala de aula. “Não se concebe uma criança ou adolescente cujos pais não sentem ao lado para verificação de um livro, para perguntar como foi a aula, estimulando esse estudante”, enfatiza.


Estímulo

As professoras do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Kássia Mota e Juliana Santana concordam nesse sentido. “Os pais precisam dar o suporte afetivo e emocional necessário ao aluno, estimulando os filhos a estudarem, além de ampliar e diversificar as situações de aprendizagens”, destacam.

 

“Do ponto de vista do aluno, estabelecer uma rotina de estudo, ler, escrever, identificar e compreender o seu melhor estilo de aprendizagem e comprometer-se com o processo de educação são algumas das ações que facilitarão o seu desenvolvimento”, orientam.


Já para quem tem o dever profissional de educar, Kássia e Juliana observam que “relacionar os conteúdos escolares com a vida real é hoje um grande desafio para a escola tradicional”. (Adriano Queiroz)

Veja também

A magia de aprender
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>