[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Você precisa saber | O POVO
01/03/2015

Você precisa saber

notícia 0 comentários
Compartilhar

ASTRONOMIA

BURACO NEGRO INTRIGA CIENTISTAS

Astrônomos anunciaram, nesta semana, a descoberta de um “descomunal” buraco negro, muito antigo, que desafia as teorias atuais sobre como estes objetos astronômicos se desenvolveram nos primórdios do universo. Um buraco negro é um objeto astronômico invisível, com gravidade tão forte que nenhuma partícula, nem mesmo a luz, consegue escapar de sua força de atração. A massa deste buraco negro, situado no centro de um quasar (objeto ultraluminoso), é 12 bilhões de vezes maior que a do sol, segundo astrônomos na revista britânica Nature. Formou-se há 900 milhões de anos, depois do Big Bang, que deu origem ao universo há 13,7 bilhões de anos. “A formação de um buraco negro é tão grande, tão rápido, é difícil de interpretar com as teorias atuais”, disse em comunicado um dos autores do estudo, o pesquisador da Universidade Nacional da Austrália, Fuyan Bian. (AFP)

 

SUSTENTABILIDADE


TORRE EIFFEL GANHA GERADORES

A empresa Sete, encarregada da exploração da Torre Eiffel, instalou dois aerogeradores no simbólico monumento parisiense, que ilustram compromisso em prol de um desenvolvimento sustentável. Os aerogeradores, de sete metros de altura por três de largura, foram instalados no segundo piso, a 127 metros do chão, e têm uma capacidade de produção de 10.000 kwh anuais, isto é, o consumo energético da loja do primeiro andar. Embora seja uma medida "bastante simbólica", ilustra "o compromisso da Torre no campo do desenvolvimento sustentável", afirmou a companhia. Em 2014, a torre recebeu mais de sete milhões de visitantes. O consumo elétrico anual (6,7 GWh) do monumento equivale ao de uma cidade com 3.000 habitantes.

 

PESQUISA


HORMÔNIO DO AMOR PARA CURAR EMBRIAGUEZ?

O hormônio do amor, a oxitocina, pode ter um efeito inesperado: quando o aplicaram em ratos de laboratório em estado de embriaguez, os cientistas perceberam que a substância ajudou os roedores a agir como se estivessem sóbrios. Quando os autores desta experiência, cujos resultados foram divulgados nesta semana, injetaram oxitocina no cérebro de roedores embriagados, os animais não demonstraram a falta de coordenação normalmente provocada pela ingestão excessiva de álcool. “Os ratos que ingeriram álcool e, em seguida, oxitocina, passaram sem problemas no teste de sobriedade equivalente para ratos, enquanto os outros em estado de embriaguez, mas que não tomaram o hormônio, ficaram totalmente embriagados”, explicou Michael Bowen, pesquisador do departamento de Psicologia da Universidade de Sidney. Pesquisadores querem agora testar este efeito surpreendente do hormônio do amor em seres humanos.(AFP)

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>