[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Profissionais precisam ficar atentos aos sintomas | O POVO
09/02/2014

Profissionais precisam ficar atentos aos sintomas

notícia 0 comentários
Compartilhar

O retorno dos casos de sarampo trouxe indagações sobre a afinidade dos médicos cearenses com o atendimento e identificação dos casos. Para Anastácio Queiroz, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) e ex-diretor do Hospital São José, os profissionais formados recentemente – que não tiveram contato com a doença – precisam redobrar a atenção aos sinais do sarampo.

 

“A maioria dos médicos novos nunca viu o sarampo. Então, para eles, é preciso manter a atenção. Não é preciso ter visto uma doença para diagnosticar, mas é preciso ter atenção aos sinais. Para que não deixemos um caso passar e ele sirva de fonte de infecção”, disse Anastácio. O único reservatório do vírus é o homem. Considerado altamente contagioso, o sarampo é transmitido de pessoa a pessoa, através das secreções nasofaríngeas expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Essa forma de transmissão é responsável pela elevada contagiosidade da doença – conforme foi divulgado no Boletim Epidemiológico do Sarampo lançado pela Sesa em 24 de janeiro.


Por ser uma doença altamente contagiosa, os casos identificados como suspeitos ou confirmados de sarampo devem ser isolados – evitando a contaminação de outros indivíduos. Robério Dias Leite, médico pediatra e infectologista, diz que muitos médicos cearenses estão estudando a literatura médica sobre sarampo. “Os livros sempre abordam o assunto, pela importância que a doença tem. Agora, muitos profissionais estão revendo para se atualizarem no tema”.


Robério lembra que a quantidade de casos suspeitos aumenta a cada boletim divulgado pela Sesa, mas a maioria deles não chega a se configurar como sarampo. “Muitos profissionais estão encaminhado pacientes para solicitar exames e realizando os procedimentos da doença. A maioria das situações, felizmente, não é sarampo. Mas é fundamental fazer essa suspeita. É o sinal de que os médicos estão preocupados e reconhecendo os sinais”, afirma Robério Leite. (IC)

 

Serviço

Veja a relação dos postos de saúde da Capital que disponibilizam a vacina tríplice viral: www.sms.fortaleza.ce.gov.br

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>