[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Você tem que saber... | O POVO
09/02/2014

Você tem que saber...

notícia 0 comentários
PATRIZIA TOCCI/LIFEHAND2
Compartilhar

EM PRÓTESE

 

RESTITUIÇÃO DO TATO

Um dinamarquês que teve uma mão amputada há nove anos recuperou a sensibilidade graças a uma prótese que restitui o tato, uma inovação que pode mudar a vida de portadores de deficiência, anunciaram em comunicado conjunto Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL) e Scuola Superiore Sant’Anna de Pisa. “Senti sensações que não sentia há nove anos”, contou Dennis Aabo Sorensen, 36, segundo comunicado das instituições. Os cientistas equiparam a prótese com captores que reagem à tensão de tendões artificiais. O sistema transforma em corrente elétrica as informações emitidas quando o paciente manipula um objeto.

 

QUÍMICA


LÍNGUA ELETRÔNICA

Cientistas espanhóis criaram uma “língua eletrônica”, capaz de distinguir o sabor de diferentes variedades de cerveja, na primeira etapa para a criação de um robô dotado dessa capacidade. O protótipo, apresentado na revista Food Chemistry, tem uma precisão de 82%. “O conceito da língua eletrônica consiste em utilizar uma paleta de sensores genéricos que reage a uma série de componentes químicos determinados”, resumiu Manel del Valle, químico da Universidade Autônoma de Barcelona. A língua espanhola é integrada por 21 eletrodos iônicos, que reagem a diferentes substâncias, como amônia, sódio ou cloretos.

 

ESTUDO


FRIO X GORDURA

Tremer de frio pode queimar tanta gordura quanto fazer exercícios moderados, segundo um estudo feito na Austrália e Estados Unidos. Ambas as atividades convertem o tecido adiposo branco (gordura que armazena energia no corpo humano) em tecido adiposo marrom (que, ao contrário, queima energia para gerar calor). Na pesquisa, indivíduos que tremeram por dez a 15 minutos em uma sala refrigerada e que fizeram uma hora de bicicleta a um ritmo moderado produziram a mesma quantidade do hormônio que estimula essa conversão. As conclusões da investigação foram detalhadas na publicação científica Cell Metabolism.

> TAGS: xxxx
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>