[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Projeto para combater a leishmaniose chega a Baturité e Pacoti | O POVO
Programa 26/05/2013

Projeto para combater a leishmaniose chega a Baturité e Pacoti

O Ceará apresenta números endêmicos para a leishmaniose. Programa multidisciplinar será implantado em Baturité e Pacoti para tentar reduzir os índices da doença no Estado
FOTOS THIAGO GASPAR/DIVULGAÇÃO
Combate à proliferação do mosquito começou este mês em Baturité, a 93 quilômetros de Fortaleza
Compartilhar

No Ceará, um programa multidisciplinar para prevenção e tratamento da leishmaniose foi lançado em Baturité e Pacoti, no último dia 17 de maio. A iniciativa - empregada desde 2003 em cinco cidades de Pernambuco - visa à redução no número de pessoas infectadas pela doença e trabalha com agentes de saúde, famílias e escolas. Segundo a chefe do Laboratório de Leishmaniose da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Pernambuco, Otamires Silva, as áreas foram escolhidas devido à alta incidência.

 

Entre as ações do programa, está o acompanhamento de pessoas infectadas durante e após o tratamento, garantia de transporte dos pacientes para os centros de saúde e busca ativa nas zonas mais afetadas pela leishmaniose. Um dos avanços do programa, segundo Otamires, foi diminuir o tempo necessário para o diagnóstico da doença.


Nos cinco municípios pernambucanos (São Vicente Ferrer, Macaparana, Goiana, Água Preta e Timbaúba) foram realizados pelo menos 1.200 atendimentos e treinados 800 profissionais, além de realizadas 200 visitas em domicílios e outras 70 em postos de saúde.


Funasa em Baturité

No Ceará, estado com números endêmicos, a expansão do diagnóstico será iniciada com a adequação de um laboratório da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em Baturité, para realização dos exames. “As amostras não vão precisar ser encaminhadas para Fortaleza”, pontua Otamires.

 

Além das campanhas de informação nas escolas e centros de saúde com distribuição de materiais de apoio, o programa vai trabalhar com sensibilização da população para medidas de proteção individual: uso de redes de malha fina em portas e janelas, repelentes, limpeza de quintais, e orientações sobre os hábitos e horários do mosquito transmissor.


Foco na prevenção

O programa deve durar três anos e, após os dois primeiros municípios, mais quatro cidades devem receber o atendimento: Itapajé, Uruburetama, Meruoca e Sobral. Para Robert Sebbag, vice-presidente do Programa Mundial de Acesso a Medicamentos da empresa Sanofi Farma Brasil - financiadora do projeto -, é necessário tratar as doenças negligenciadas com atenção. “Essas enfermidades estão mais presentes em países emergentes e em desenvolvimento. Apenas as drogas não são suficientes, precisamos partir para a prevenção”, explica. (Isabel Costa)

 

Números

 

80% é a redução de casos da doença, após a introdução do programa nos cinco municípios de Pernambuco: São Vicente Ferrer, Macaparana, Goiana, Água Preta e Timbaúba


71% dos casos registrados pelo Ministério da Saúde entre 1992 e 2011, no Brasil, aconteceram nas regiões Norte e Nordeste

 

Saiba mais

 

Os primeiros registros oficiais da leishmaniose no Ceará datam de 1925. Entretanto, em 1909, o médico Barão de Studart já fazia referência a úlceras causadas por mosquitos em Baturité e cidades vizinhas.

 

Segundo o médico Anastácio Queiroz, a leishmaiose cutânea existe no Ceará há mais de 100 anos e a visceral há, no mínimo, 80 anos.

 

Não existe comprovação de como a doença chegou ao Estado. Entretanto, a principal tese é de que ela tenha vindo da Região Amazônica, devido aos períodos de migração acentuada no ciclo da borracha e posterior retorno dos trabalhadores.

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>