[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Você já chorou de rir hoje? | O POVO
Alegria 14/04/2013

Você já chorou de rir hoje?

Uma boa gaitada contagia todo mundo. A crise de riso que chega a provocar cansaço. O coração acelera e o corpo todo se envolve no ato nada simples de rir. Aceite o convite, que faz um bem danado à saúde, e ria!
Compartilhar

Ele quebra o gelo, a tensão e contagia. Desperta a curiosidade, pode ser baixinho ou escandaloso. Não escolhe o momento para vir à tona. Pode surgir como resposta a um estímulo externo ou das lembranças e pensamentos que permeiam o dia. É desejado por muitos, mas cada vez mais escasso no cotidiano de tantos.

O riso, parceiro da alegria e do relaxamento, mexe com o corpo e com a autoestima, promovendo benefícios para quem o experiencia e ainda mais para quem o distribui por aí.

>> Veja mais fotos de risadas enviadas por internautas e funcionários do O POVO

Diversas pesquisas ao longo dos anos indicam a abrangência dos benefícios que o riso provoca na saúde. Relacionado com a produção de hormônios do prazer, por exemplo, o riso envolve os sistemas do organismo e provoca uma onda de bem estar.

Por isso, para além dos benefícios físicos que o riso pode trazer a cada um, ele pode e deve ser encarado como uma escolha consciente de bem estar. Um exercício diário.

A psicóloga Carolina Trinta comenta que o fato de sermos conscientes e racionais nos faz responsáveis pelas nossas escolhas. E cultivar o bom humor pode ser uma dessas escolhas cotidianas. Ela acredita que podemos tornar o riso um hábito e, propositalmente, optar por levar uma vida com mais leveza, influenciando, inclusive, o ambiente com risadas sinceras.

Fator de união

Para o professor Márcio Acserald, do Laboratório de Estudos do Humor e do Riso (Labgraça) da Universidade de Fortaleza (Unifor), algo importante no riso é o componente gregário que ele possui, pois funciona como um instrumento de coesão do grupo. “Minha hipótese preliminar é de que a felicidade não existe, o que existe são momentos felizes, então, aproveite. O sentido da vida é rir, se divertir, aproveitar o máximo possível, porque ela não faz sentido. 

Você tem que criar o sentido da vida”, comentou o professor.

Márcio explica que rir de si também é um processo de autoconhecimento, pois apesar de estarmos acostumados a rir do outro, rir de si mesmo é um processo reflexivo. Para ele, rir é um exercício, mesmo que não o controlemos, mas sejamos por ele controlados. E, praticar o humor, é uma questão de saúde mental.

“O riso nos humaniza”, explica a psicóloga Carolina Trinta. Ela lembra que os adultos, muitas vezes, se desconectam do seu aspecto lúdico, da espontaneidade e da leveza de uma boa risada. “O riso sincero denota relaxamento, descontração. As pessoas que têm bom humor, ou seja, um humor bom e conseguem encarar a vida dessa forma têm menos chances de cristalizar um comportamento prejudicial”, complementa.

O Ciência & Saúde desta semana é um convite para o riso. Se ele já era bom antes, com uma lista variada de benefícios que ele pode trazer para a vida, ficará ainda mais gostoso e contagiante.

Como

ENTENDA A NOTÍCIA

Hahauahua. Hehehe. Kkkkkkk. Rsrsrs. As maneiras como damos aquela gargalhada ou como o riso faz parte da nossa vida são variadas, assim como os benefícios para a saúde física, emocional e social. O importante é rir.

#Risosdopovo

As fotos da capa do Ciência & Saúde de hoje nos foram enviadas por internautas e funcionários do O POVO, via Instagram.

> TAGS: saúde alegria riso
Samaisa dos Anjos samaisa@opovo.com.br
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>