[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Quando o risco se deve à ocupação profissional | O POVO
SAÚDE DO OUVIDO 31/03/2013

Quando o risco se deve à ocupação profissional

Compartilhar

Mais cuidado deve ter ainda quem trabalha em clínicas odontológicas, na construção civil, metalurgia, telemarketing, estúdios de música, enfim, quem opera máquinas. É o caso do músico profissional Danyel Fernandes, de 32 anos. Ele trabalha com a chamada “música de impacto”: tem que estar no último volume para fazer a diferença das demais. E o impacto é real. “Geralmente, não escuto nada direito, logo depois de ensaiar com a banda. No dia seguinte, dá até dor de cabeça, o ouvido fica abafado. Acho que estou ficando surdo mesmo, mas tenho medo de ir ao médico e ser ‘proibido’ de fazer o que faço”, revela.

 

Nesses casos, a indicação médica é usar, pelo menos, protetores auriculares. Na construção civil, o protetor auricular e a insalubridade provocada pelos ruídos é uma das lutas do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil da Região Metropolitana de Fortaleza (Sticcrmf). “É lei. As empresas devem garantir a saúde do trabalhador. A surdez ocupacional gera muitos processos trabalhistas, mas avalio que hoje os empregadores estão bem mais conscientes”, afirma o coordenador geral do sindicato, Nestor Bezerra. (Luar Maria Brandão)

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>