[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] 6 dicas para manter o bem-estar da mulher | O POVO
17/03/2013

6 dicas para manter o bem-estar da mulher

Compartilhar


Neste mês de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Fazendo-se uma avaliação do mundo feminino, percebemos o quanto a participação da mulher vem se fazendo crescente em todos os setores. Um dos grandes desafios é estar em sintonia com tudo isso, e ainda se manter forte, equilibrada, saudável e esbanjando energia.


A endocrinologista Natália Landim fala sobre esse momento, quando a mulher deve estar pronta a toda hora, seja fisicamente bela e com o organismo funcionando bem, ou seja, de forma saudável.

 

1. Energia diária
Dieta balanceada, prática regular de atividade física e diminuição de situações de estresse são os primeiros passos para a conquista de uma melhor qualidade de vida. Estes são essenciais no retardo do envelhecimento, na melhora da performance física e mental, além de auxiliar na manutenção do peso e na resistência do sistema imunológico.

 

2. Principais riscos
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estão: obesidade e sobrepeso; diabetes e pré-diabetes; hipertensão arterial; abuso do álcool; sexo sem prevenção; sedentarismo; falta de aleitamento materno; falta de água tratada, esgoto ou higiene, tabagismo, dislipidemia. As mulheres, em geral, cuidam-se mais que os homens, estando sempre em maior número em nossos consultórios. Um dos reflexos desse maior cuidado é conhecido há muito tempo: o índice de morte das mulheres é menor que o dos homens em todas as faixas etárias, e ainda podemos dizer que a precocidade dos óbitos e a incapacidade também é menor.


3. Alimentação
Uma dieta balanceada deve incluir o consumo de proteínas (carnes magras, aves, peixes), ferro (leguminosas como feijão, grão-de-bico e soja), vitaminas do complexo B (tomate, ervilha e brócolis), cálcio (leite, iogurte e queijos) e grãos e cereais (pães, arroz, aveia e massas). O consumo de fibras, presentes nas frutas e nos cereais integrais, também é essencial, pois auxilia no funcionamento do intestino. Já os alimentos com excesso de açúcar, sal, gorduras e aditivos químicos devem ser evitados. O ideal é uma alimentação moderada e a cada três horas, em seis refeições ao dia: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.

 

4. Sinais de alerta
Quase sempre nosso corpo manda sinais de que há algo errado, mas nem sempre sabemos reconhecê-los. Entre os sinais de alerta, podemos incluir aumento da circunferência abdominal (acompanhado de aumento do risco cardiovascular e do câncer); azia (principalmente em casos de alimentação inadequada com jejum prolongado e excesso de frituras); indisposição; sonolência excessiva; insônia; cólicas fortes; dores de cabeça frequentes.

 

5. Metabolismo
Entre os desafios da mulher após os 40 anos, quando o metabolismo não é mais o mesmo dos 20 anos, está a disciplina. Ela ainda é mais necessária com mudanças reais no estilo de vida. É sempre bom passar por uma boa avaliação clínica para afastar problemas orgânicos frequentes nessa faixa etária.

 

6. Saúde em dia
Os conselhos básicos devem sempre ser reforçados para não serem esquecidos: dieta regular fracionada, atividade física diária, combate ao tabagismo, ao etilismo etc. Devemos ainda ressaltar a importância da supervisão de um médico, pois cada uma tem suas particularidades, para garantir uma vida saudável e sem surpresas.



FONTE: Natália Landim, endocrinologista e metabologista (Hapvida Saúde)

> TAGS: mulher saúde dicas
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>