[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Ratos podem "enxergar" a luz invisível | O POVO
Pesquisa 17/02/2013

Ratos podem "enxergar" a luz invisível

Experimento liderado pelo cientista brasileiro Miguel Nicolelis cria "sexto sentido" em roedores
BANCO DE DADOS
Estudo publicado na Nature Communications foi realizado em ratos
Compartilhar

Roedores equipados com um detector de infravermelho conectado à região do cérebro responsável pela percepção do tato conseguiram “enxergar” a luz invisível, segundo relatam pesquisadores em artigo na Nature Communications. O trabalho, liderado pelo cientista brasileiro Miguel Nicolelis, da Universidade Duke (EUA), é uma demonstração de que as áreas do cérebro ligadas aos sentidos não têm uma divisão absoluta; uma pode “tomar o lugar” da outra se houver uma lesão.

 

“Essa era a nossa hipótese: é possível converter um córtex tátil em um processador de outra área sensorial”, disse Nicolelis à Folhapress.


Os roedores foram colocados em um espaço circular onde havia três aberturas. Eles foram treinados para buscar a abertura acima da qual uma luz comum se acendia. A luz foi sendo substituída pelo infravermelho. Tempos depois, os animais equipados com o detector de infravermelho conectado ao cérebro começaram a perceber, mesmo sem ver, que o infravermelho estava acionado e colocavam o focinho na abertura correspondente, onde tomavam um gole de água.


O objetivo, segundo o pesquisador brasileiro, era aumentar o espectro da percepção sensorial dos animais. “Fizemos a luz invisível ser percebida como tato. Eles ‘tocaram’ a luz, sentiram sua presença sem estímulo na retina”. A prótese usada na cabeça dos bichos traduzia a luz eletromagnética em uma estimulação tátil. Os neurônios continuaram a responder às sensações táteis comuns, mas também à luz infravermelha.


No início, os roedores ficavam confusos. A região estimulada pela luz é a mesma que recebe os sinais captados pelos bigodes dos animais. “Eles passavam a pata na face no começo. Mas, depois de quatro semanas, acostumaram-se”.


O estudo tem como missão futura a criação de próteses para pessoas que perderam audição ou visão por causa de um câncer ou epilepsia, por exemplo. Em vez de tentar restaurar a função perdida, diz Nicolelis, seria possível aumentar a capacidade neurológica em outra região.


Uma outra possibilidade para o futuro é associar o receptor de infravermelho a aparelhos de estimulação magnética transcraniana. Para Nicolelis, pode ser possível aumentar nossa capacidade de percepção para a vida cotidiana, mesmo na ausência de lesões. (Folhapress)

 

"Essa era a nossa hipótese: é possível converter um córtex tátil em um processador de outra área sensorial"  Miguel Nicolelis

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>