[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Gosto umami e o leite materno | O POVO
Você sabia? 13/05/2012

Gosto umami e o leite materno

notícia 0 comentários
Enviar por e-mail Imprimir Aumentar texto Diminuir texto Corrigir
Compartilhar

Concentração do gosto Umami no leite materno seria determinante no desenvolvimento dos bebês.

Um estudo desenvolvido pelo professor da Universidade de São Francisco de Quito e ex-secretário de Ciência e Tecnologia do Equador, Manuel Eduardo Baldeón, sugere que os bebês de mães adultas podem ter uma resistência imunológica maior do que os recém-nascidos de mães adolescentes.

Isso porque o glutamato, substância que confere o gosto umami - quinto gosto básico do paladar -, seria mais abundante no leite materno de mães entre 20 e 36 anos, o que teria ligação com a formação do intestino dos bebês e com o desenvolvimento do sistema imunológico.

A pesquisa desenvolvida por Baldeón só deve ser publicada nos próximos meses, mas alguns de seus resultados foram apresentados pelo professor no XXIII Congresso de Ciência e Tecnologia de Alimentos, que aconteceu no início do mês na Unicamp, em Campinas.

Com a palestra “Os benefícios do gosto umami para a saúde: sua presença no leite materno e os efeitos no desenvolvimento dos recém-nascidos”, o pesquisador levou um pouco mais sobre o quinto gosto básico do paladar humano, que aos poucos tem se popularizado entre os brasileiros.

Segundo Baldeón, uma importante função do glutamato é auxiliar no bom desenvolvimento do intestino, principalmente dos recém-nascidos. “O glutamato é uma fonte de energia fundamental para o desenvolvimento intestinal. Ele auxilia na divisão celular , o que é muito importante, visto que renovamos nosso intestino mais ou menos a cada cinco dias”, explica o professor.

O especialista também destaca a importância do glutamato no funcionamento do sistema imunológico. “Quando um micro-organismo patogênico entra no nosso corpo, as células de defesa começam a combatê-lo. E neste momento o glutamato tem um papel fundamental, pois ajuda a passar a mensagem a outras células, para que elas possam combater o micro-organismo invasor, e consequentemente interromper o seu desenvolvimento”.

O professor ressalta que o grande resultado de seu estudo foi comprovar que o leite materno de mães adultas possui uma concentração maior de glutamato do que o leite de mães adolescentes. “É importante educar as mães sobre os benefícios do leite materno. Uma boa alimentação nos primeiros meses de vida pode ajudar os filhos a terem uma vida mais saudável”.

Enviar por e-mail Imprimir Corrigir
Compartilhar
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>