[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Alimentação saudável e exercícios físicos | O POVO
Bem-estar 13/05/2012

Alimentação saudável e exercícios físicos

A atividade física que a gestante vai realizar deve ser, antes de tudo, moderada, sem grandes impacto, sem riscos e prazerosa para a mulher
notícia 0 comentários
Enviar por e-mail Imprimir Aumentar texto Diminuir texto Corrigir
Compartilhar
SARA MAIA
Ana Kersey diz que se sente mais disposta na gravidez e credita o bem-estar aos exercícios que faz regularmente

Ana Kersey Santiago, 28, não vê diferenças entre o que podia fazer antes e depois da gestação. Esperando há cinco meses a Isabela, a primeira filha, a assistente social consegue realizar normalmente todas as atividades do cotidiano: faz faxina, supermercado, dirige. E ainda reclama se oferecem para fazer por ela. “Eu não estou doente, posso fazer tudo”, garante, com orgulho. O segredo é uma combinação que ela segue desde antes da gravidez: alimentação saudável e exercícios físicos.

 

Casada com um educador físico, Kersey passou a treinar com uma combinação de atividades que trabalha globalmente todo o corpo. Batizada de Sistema Movimento Integral (SMI), as atividades são um conjunto de atividades de treino, que integra o uso de métodos e técnicas para a prática da atividade física. O objetivo do SMI é desenvolver e resgatar nas pessoas suas habilidades primordiais, para alcançar uma vida mais saudável. A técnica mista usa de vários elementos, entre elas alongamento, levantamento de peso, flexibilidade.


“Eu nunca sei quais exercícios vou fazer. É sempre uma novidade, não é uma sequência única e cansativa. É sempre muito divertido”, conta Kersey, que é acompanhada, de perto, pelo educador físico Samuel Vilanova. “Nós diminuímos uma série de fatores a partir da gravidez da Kersey: a sequência dos exercícios, o peso”, define Vilanova.


Os benefícios foram muitos. Como já fazia as atividades antes da gravidez, ela percebe as mudanças no corpo em conversas com as amigas, também grávidas, que não fazem atividade. “Elas reclamam de dores nas costas, falam de dificuldade até para caminhar. Reclamam também de sonolência. Eu não sinto nada disso, pelo contrário, me sinto mais disposta”.


Kersey decidiu dar uma pausa no SMI no primeiro trimestre da gravidez. Como os três primeiros meses são fundamentais para a fixação do feto no útero, a indicação do obstetra Euvécio Feitosa, é de iniciar uma atividade após esse período. “A indicação é começar o exercício de forma leve e ir aumentando ou regredindo a quantidade de exercícios”, recomenda o médico.

 

Divertimento


A descoberta da gravidez para a comerciante Célia Penaforte, 41, veio apenas no segundo mês de gestação. Frequentadora de academia, a comerciante ficou preocupada ao descobrir que esperava o terceiro filho porque o treino poderia trazer alguma consequência para o feto. “Meu obstetra disse que eu ficasse tranquila. Se eu não estava sentindo nada, estava tudo bem”.


Hoje, aos cinco meses de gestação, Célia lembra que, a partir da descoberta, teve de combinar com a personal trainer, uma sequência mais moderada de exercícios da musculação. “Não faço mais esteira, pego menos peso, tenho que manter a frequência cardíaca mais baixa, até 140 batimentos por minuto, no máximo. É fundamental também manter a hidratação”, aconselha. Entre as melhorias apontadas por Célia está o fato de ela conseguir dormir bem, se sentir mais disposta, sem inchaço e com muito mais disposição. (Angélica Feitosa)

 

Benefícios dos exercícios

Aumenta a tonicidade muscular, a força e a resistência física e melhora a respiração;

Exercita as articulações da bacia, previne varizes e evita dor lombar e náuseas;

Aumenta a energia. O exercício fortalece o sistema cardiovascular, e faz com que a grávida não se canse tão facilmente;

Ajuda a dormir melhor e reduz o estresse;

Ajuda na preparação para o parto;

Reduz o desconforto. O exercício alonga e fortalece os músculos, o que ajuda o corpo a lidar com dores e incômodos ;

Ajuda na recuperação pós-parto.

Enviar por e-mail Imprimir Corrigir
Compartilhar
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>