[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Expectativa e otimismo dos agricultores em Caridade | Ceará | O POVO Online
Chuvas 24/02/2013

Expectativa e otimismo dos agricultores em Caridade

As poucas chuvas até agora renovaram a esperança dos agricultores que moram no entorno do reservatório São Domingos, em Caridade. Eles já começaram a colher os primeiros alimentos plantados na quadra invernosa
GABRIEL GONÇALVES
O São Domingos está apenas com 7,73% da sua capacidade
Compartilhar


Carlos Mazza

ENVIADO À REGIÃO NORTE

carlosmazza@opovo.com.br


Se as últimas previsões para a quadra chuvosa deste ano não são tão positivas, a realidade da seca já mostra contornos um pouco mais animadores no açude São Domingos, em Caridade, na Região Norte do Estado. Com as chuvas das últimas semanas, a vegetação da região ficou mais verde, e moradores do entorno do reservatório já colhem os primeiros alimentos plantados na quadra invernosa. “Assim que começou a chover, a gente correu para plantar tudo que tinha disponível”, conta a dona de casa Maria das Graças Lopes. Sem se deixar abater com as poucas expectativas de chuvas para este verão, ela exibe os primeiros pimentões que brotaram com as chuvas. No último dia 15, a região passou a ter saldo positivo de chuvas regulares.


Segundo ela, a situação da água do açude – que registrava 7,73% da capacidade na sexta-feira – continua complicada, mas as chuvas têm sido boas para enfrentar o dia a dia da região. “A gente ainda não consegue plantar para poder vender, mas só de manter alimento para a família já é muito melhor que nos últimos três anos”, conta.


A mesma expectativa encontra espaço na horta do agricultor Wanderley Lopes. Com as chuvas da última semana, ele largou os bicos que faz para conseguir dinheiro e investiu no plantio em casa. “Você tem que aproveitar, porque fica sem saber quando é que vai chover bem assim de novo”, diz.


Previsão

O otimismo demonstrado pelos agricultores do São Domingos não encontra reflexo nas recentes previsões da Federação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). No último prognóstico para a quadra chuvosa deste ano, divulgado sexta-feira, o órgão afirma que há 40% de chance de que as chuvas deste ano sejam abaixo da média histórica do Estado.

 

Os números frustram as expectativas dos trabalhadores da região, que esperavam por um bom inverno após as chuvas regulares das últimas semanas. O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece), Moisés Brás, afirma que as precipitações “não são um retorno total das esperanças, mas dão um incentivo” ao trabalho.

 

Por quê


ENTENDA A NOTÍCIA


A divulgação do último prognóstico da Funceme, no dia 22, manteve a probabilidade de chover este ano abaixo da média histórica, contrariando a perspectiva otimista gerada a partir das primeiras chuvas em fevereiro.

 

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>