[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Encontro discute paleontologia no Cariri | Ceará | O POVO Online
Urca 31/05/2012

Encontro discute paleontologia no Cariri

notícia 0 comentários

O Laboratório de Paleontologia da Urca (LPU) realiza até 2 de junho, o II Encontro Universitário de Paleontologia e Arqueologia do Cariri, voltado a comunidade acadêmica e ao público em geral. A paleontologia tem alcançado um destaque cada vez maior nas pesquisas básicas a nível mundial, particularmente nas duas últimas décadas.

O crescimento resultou no aumento da atividade de coleta de fósseis em depósitos paleontológicos classificados como Konservat-Lagerstätten (com uma quantidade muito grande de fósseis com preservação excepcional).

Até hoje, mais de 200 mil péssoas visitaram o Museu de Paleontologia da Urca em Santana do Cariri, numa cidade que tem apenas cerca de 7 mil habitantes. Número similar, à visita a Casa do Homem Cariri em Nova Olinda, para conhecer os vestígios do povo Cariri, antes da chegada dos colonizadores portugueses.

Por fim, os dados mostram a importância da região do Cariri para que a comunidade acadêmica e público em geral conheçam essas duas ciências, que são de extrema importância científica para a região do Cariri.

Segundo a Urca, a realização de eventos dessa natureza tem como objetivo agravar o calor preservacionista dos jovens estudantes e da comunidade em geral, bem como despertar novas mentes para o estudo da Paleontologia, da Arqueologia, da evolução e biodiversidade na Região do Cariri. (das agências)