[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Entidade faz alerta contra acidentes | Ceará | O POVO Online
CAMPANHA 12/05/2012

Entidade faz alerta contra acidentes

notícia 0 comentários
Enviar por e-mail Imprimir Aumentar texto Diminuir texto Corrigir
Compartilhar
FOTO: TARSO ARAÚJO
Sede da Cerest, em Juazeiro: cada vez mais casos

Uma campanha de reforço às notificações de doenças e acidentes do trabalho está entre as prioridades do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), em Juazeiro do Norte, a 493 km de Fortaleza (Cariri cearense).

 

O centro funciona na terra de Padre Cícero, mas atende as regiões Sul e Centro-Sul do Estado, com uma ação de conscientização à saúde do trabalhador.


Segundo Alex Josberto, coordenador do Cerest, com oito anos de existência, o centro vem se preocupando com o problema e notando que os acidentes de trabalho vem aumentando.


“Mesmo sem números precisos, pois estamos ainda levantando a quantidade de acidentes na região, notamos que os acidentes vem aumentando e acreditamos que haja uma epidemia de acidentes de trabalho no Cariri”, alerta.


Para Josberto, o Cerest efetiva a campanha para que todas as unidades de saúde das cidades da região, ao acolherem uma vítima de acidente de trabalho, notifiquem o caso ao Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) e ao próprio Cerest.


“O que acontece é que muitas pessoas acham que não precisa fazer a notificação em caso de acidente de trabalho, mas precisamos dessa notificação para proteção do trabalhador e para estruturar as políticas de saúde para os trabalhadores da nossa região”,afirma.


Outro ponto importante são os casos de doenças relacionadas ao trabalho. Josberto acredita que os casos são muitos. “Existem vários casos importantes que devemos notar, como insônia, stress, e o principal, que é o transtorno associado ao trabalho”,afirma.


Outros casos de doenças relacionados ao trabalho com incidência comum na região são as lesões por esforços repetitivos, perda da audição e distúrbio de voz, que acomete principalmente professores e comunicadores.


O coordenador do Cerest defende a ampliação das políticas públicas no setor. “Estamos dialogando com as prefeituras, com as secretarias municipais e os sindicatos para que possamos aprofundar o debate”, prega ele.

Enviar por e-mail Imprimir Corrigir
Compartilhar
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>