[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] 54% da população está exposta a risco muito alto de dengue | Ceará | O POVO Online
Saúde 01/05/2012

54% da população está exposta a risco muito alto de dengue

Em 2012, Juazeiro teve 686 casos confirmados de dengue. É o município com maior número de casos depois de Fortaleza
Compartilhar

Levantamento da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) indica que 24,5% dos municípios cearenses estão classificados com risco muito alto para epidemias de dengue. Considerando a população exposta, 54,1% dos cearenses estão expostos a esse risco. No entanto, não há motivo para alarde.

 

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Arruda Bastos, a dengue no Interior está controlada, mas é fundamental que as secretarias municipais da saúde e a própria população adotem as medidas necessárias para diminuir o foco do mosquito Aedes aegypti. “Não é porque tem poucos casos, que as secretarias da saúde e a população podem descuidar. Ainda estamos num período em que os casos podem aumentar”.


A estimativa da Sesa se baseia no indicador “Risco Dengue”, elaborado pelo Ministério da Saúde, para classificar os municípios de acordo com critérios baseados em setores da saúde, do ambiente e demográfico. Conforme o último boletim da dengue, divulgado na última sexta-feira, 27, em todo o Ceará, foram confirmados 6.288 casos de dengue neste ano, sendo que 2.604 foram no Interior.

 

Juazeiro


Segundo Arruda Bastos, no Interior, a situação está tranquila, bem melhor que no ano passado. O município com maior número de casos é Juazeiro do Norte, que teve 686 casos confirmados. Uma pessoa morreu de dengue com complicação.


Arruda Bastos afirma que a Sesa reforçou o apoio à secretaria da Saúde de Juazeiro no Norte, nas ações de prevenção e que vem capacitando equipes de diagnóstico para garantir o diagnóstico precoce de dengue.


Segundo a Secretária da Saúde de Juazeiro do Norte, Luciana Matos, o Município intensificou as ações dos agentes de endemias, que, nos últimos 60 dias, visitaram duas vezes as residências, para saber o índice de casos de dengue. Eles fizeram limpeza de caixas d’água e colocaram remédios para o combate ao mosquito.


“Os agentes de endemias estão ainda passando os carros fumacês, em Juazeiro. O principal problema da dengue é a questão da consciência da população, a questão da limpeza”, disse a secretária, reforçando que houve aumento nos recursos enviados pelo Ministério da Saúde para o combate à doença.

 

Onde


ENTENDA A NOTÍCIA


Em Juazeiro, o número de casos confirmados da doença é de 686, de acordo com o último boletim, divulgado no último dia 27. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, as ações de prevenção estão sendo intensificadas.

 

Serviço

 

Lançamento do Comitê Integrado de Combate à Seca

Quando: amanhã, às 9 horas

Onde: Auditório do Comando do Corpo de Bombeiros (rua Oto de Alencar, 215, Centro)


Lucinthya Gomes lucinthya@opovo.com.br
Tarso Araújo tarsoaraujo@bol.com.br
Compartilhar
espaço do leitor
CEARA 01/05/2012 22:06
cadê o fumacê?
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Movimento Voto Consciente Fortaleza 01/05/2012 16:09
NÃO EXISTE BARREIRAS PARA O MOSQUITO TRANSMISSOR DA DENGUE,LEMBREM-SE, ELE SE REPRODUZ RÁPIDO E NÃO EXISTEM BARREIRAS PARA QUEM VOA MAIS RÁPIDO AINDA, SE VOCÊ NÃO CUIDA, ELE VAI A SUA CASA CHEGAR. A DENGUE MATA.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Newton Lacerda 01/05/2012 12:19
AGORA VAI O BUCHECHINHA ,ÔH, O FONSEQUINHA, DIZER QUE ESTÁ TUDO SOBRE CONTROLE !!!!
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Clécio Oliveira 01/05/2012 09:34
No Ceará, dos Ferreira Gomes tem disto, sim, senhor! E o que dizer da Fortaleza bela... 'Salve-se quem puder!' E, "PT, fraudações"!
Este comentário é inapropriado?Denuncie
4
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>