[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Quatro municípios decretam situação de emergência | Ceará | O POVO Online
Estiagem 21/04/2012

Quatro municípios decretam situação de emergência

Falta de chuvas motivou decretos de situação de emergência em Choró, Madalena, Quixeramobim e Tauá. Preocupação dos produtores, segundo as prefeituras, é com endividamento e falta de pasto para os rebanhos
notícia 0 comentários
Enviar por e-mail Imprimir Aumentar texto Diminuir texto Corrigir
Compartilhar
DEIVYSON TEIXEIRA
Gado começa a ficar sem pasto e preocupa criadores no sertão

Quatro municípios do Ceará decretaram situação de emergência por causa dos efeitos da estiagem. Os prefeitos de Choró, Madalena e Quixeramobim, no Sertão Central, e Tauá, no Sertão dos Inhamuns, assinaram decretos de situação de emergência em abril.

 

Em Tauá, segundo maior município em extensão territorial do Estado, a situação é “gravíssima”, segundo o coordenador municipal da Defesa Civil, Francisco Barroso. Ele conta que não há mais pasto para os animais e que os agricultores estão se desfazendo dos rebanhos “a preços aviltantes”. “A situação, no máximo em maio, se torna insustentável”, projeta.


Barroso contabiliza perdas acima de 80% da área plantada. “Até mesmo os carros-pipa estão parados”, aponta o coordenador. Segundo ele, os produtores estão preocupados com as dívidas nos bancos.


Em Madalena, o prefeito Wilson Pinho diz que, à exceção da sede, praticamente toda a área do município está sendo abastecida por carros-pipa. Segundo ele, uma retroescavadeira enviada pelo Governo Federal tem ajudado a cavar poços em busca de água. “Atender o abastecimento humano é fácil, mas do gado não. O rebanho está em muitos assentamentos onde é difícil chegar água”, aponta. As perdas em Madalena chegam a 58%.


Em Choró, a chefe de gabinete da prefeitura, Robervânia Pinheiro, diz que grupo de 180 agricultores procurou os gestores municipais solicitando cestas básicas e liberação de mais carros-pipa. A solicitação de mais adutoras e poços também está entre as reivindicações dos produtores rurais. Segundo ela, 65% da produção está perdida.


Apesar do decreto dos quatro municípios, de acordo com a assessoria de imprensa do Ministério da Integração Nacional, apenas Quixeramobim está com o pedido de solicitação de reconhecimento em análise pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec).

 

E agora

 

ENTENDA A NOTÍCIA


O deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB) propôs, para próxima semana, a mudança de uma sessão plenária na Câmara em comissão geral. O objetivo é debater, entre as bancadas estaduais, a seca no Nordeste e no Sul.

Enviar por e-mail Imprimir Corrigir
Compartilhar
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>