[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Tribo de descobertas | Buchicho Teen | O POVO Online
NOVO LIVRO 31/05/2012

Tribo de descobertas

Namoro, camisinha, "primeira vez", gravidez, masturbação. Promovendo uma verdadeira costura de temas, o ator David Lucas se junta ao pesquisador Marcos Ribeiro para lançar o livro Tribo Adolescente
notícia 0 comentários
Compartilhar

Seja na memória das gerações passadas ou na vivência da garotada de “hoje em dia”, a adolescência foi e continuará sendo um dos períodos mais especiais e (ao mesmo tempo) turbulentos na vida de muita gente. Entre dúvidas, descobertas, (auto)afirmações, medos, paixonites, escolhas e outras questões, quando menos se espera chegou a hora de “virar adulto” e “ganhar o mundo”.

 

Agora imagine quando o assunto é sexo durante essa fase. Parte de uma verdadeira “rave dos hormônios”, as dúvidas e as sensações se potencializam, mas nem sempre a cabeça acompanha o ritmo da pedreira. Foi a partir desse contexto que o professor e especialista em educação sexual Marcos Ribeiro se juntou ao jovem ator David Lucas, (17 anos, o Renê Junior de Fina Estampa) para lançar o livro Tribo Adolescente.


Voltado para pais, professores e jovens, o livro propôs uma “pesquisa de campo” ao longo de sua realização. Para tanto, Marcos e David visitaram duas escolas do Rio de Janeiro e promoveram encontros com cerca de 70 adolescentes. Da experiência, os dois foram unânimes quando perguntados sobre qual foi o assunto mais complicado: a homossexualidade. “É preciso cuidado para entrar no território pessoal de cada um, mas a gente não deixou de lado e resolvemos abordar assim mesmo. Eu mesmo tenho “n” amigos gays ou lésbicas...É aquela coisa: a pessoa que tem esse tipo de preconceito tem a cabeça muito pequena, não enxerga o amor, o carinho e a amizade real nas coisas. Esse é o real absurdo”, afirmou David Lucas. Confira entrevista com o ator a seguir.


O POVO - No livro você diz que a sua entrada na adolescência foi bem conturbada. Quais foram suas dificuldades?

David Lucas - Acho que a principal dificuldade é a questão da maturidade. Vão aparecendo responsabilidades que são de adultos, que devem ser encaradas como um adulto, mas no meio de tudo isso você não é nem adulto, nem criança. É uma fase de transição e você vai ter de se afirmar. Escolher o que você vai exercer no futuro e o que vai ser da sua vida.

OP - Com relação ao tema do livro, você teve diálogo com seus pais?

David Lucas - Eu e meus pais sempre buscamos conversar muito. Sempre fomos melhores amigos. Nunca tive problemas de tirar dúvidas com eles.

 

OP - Depois de Tribo Adolescente, você pretende explorar mais o campo da literatura?

David Lucas - Com certeza. Eu leio livros desde que era pequeno, desde que era mais novo. Tem muita gente que acha isso um discurso clichê, dizer que “gosta de ler muito”, querendo dar uma de intelectual, mas eu acredito no potencial da leitura que agrada cada um. Eu não preciso exatamente sempre ler Shakespeare... O pessoal normalmente associa o livro a uma leitura chata. Mas, mesmo se você pegar uma revista de leitura mais “leve”, você acaba de alguma forma pegando dali uma informação. Pena que o pessoal tem preguiça antes mesmo de pegar.

OP - Com o mundo de informações de hoje, você acha que os adolescentes estão bem esclarecidos sobre sexo?

David Lucas - Eu acho que a internet aborda o tema de forma vulgar, muito jogada. No livro, a gente tenta canalizar o assunto de uma forma mais natural. Não é um sermão, mas também não é muito escancarado. É verdade que os jovens têm acesso à internet, mas as coisas vêm para a gente de uma forma pejorativa. É mais fácil ter acesso às coisas ruins do que as boas.

OP - Você acabou de sair de Fina Estampa. Há algum projeto já engatilhado pela frente?

David Lucas - Ainda não. No momento eu estou “na pista”, como se diz. Tomara que não demore a entrar em um novo projeto.

 

OP - Você pretende prestar vestibular e continuar conciliando os estudos com a carreira artística?

David Lucas - Atualmente eu estou no segundo ano e queria estudar Cinema. Tomara que dê certo.

 

Serviço

Tribo Adolescente, de Marcos Ribeiro e David Lucas

Editora Planeta Jovem

128 páginas

R$ 29,90

 

Bate-pronto

 

O autor e especialista em educação sexual Marcos Ribeiro destaca a importância do sexo seguro.

 

O POVO - Desses encontros com os jovens, quais os temas e dúvidas mais comuns que surgiram?

Marcos Ribeiro - Ao longo dos encontros, houve adolescentes que disseram que camisinha é importante, sabiam disso, mas que “o bom mesmo” é “o pelo, a pele”. Acontece de muitos deles usarem camisinha nas primeiras relações, mas, à medida que passa o tempo e cresce a confiança no parceiro, acabam achando que não precisam mais. Mesmo com os avanços no tratamento de doenças como a AIDS, a garotada perder a noção de realidade do potencial negativo da doença é algo preocupante. Outra preocupação é a reprodução dos estereótipos do homem e da mulher que se percebe nas entrelinhas dos discursos. Há ainda muita discriminação em relação às mulheres.

OP - Falar abertamente sobre sexo com os jovens pode servir de incentivo para a prática “antes da hora”?

Marcos Ribeiro - É importante que os pais saibam que falar não serve de incentivo. Do contrário, a conversa ajuda a tirar dúvidas e curiosidades que o jovem possa apresentar. Muitos casos mostram que a informação contribui para que o sexo não venha cedo, já que o jovem não vai tentar matar a curiosidade por meio da experiência. O importante é passar aos filhos que, quando for a hora, que seja com camisinha, com proteção.

 

Confira os trabalhos de David Lucas na TV


Foi diante das câmeras que o ator deixou a infância para entrar na adolescência. Veja a mudança


1. Viveu Renê Jr em Fina Estampa (2012), ao lado de Adriana Birolli e Dalton Vigh

 

2. Em Ti-ti-ti (2010), dividiu a cena com Clara Tiezzi como Lipe

 

3. Na novela Caras & Bocas (2009), era o Espeto, filho dos personagens de Maria Clara Gueiros  e Marcos Pasquim

 

4. Em Beleza Pura (2008), com Mônica Martelli, interpretou o papel de Hugo

 

5. Em Minha Nada Mole Vida (2007), era o menino Hélio

 
6. Ao lado de Priscila Fantin, fez um de seus primeiros personagens na TV Globo, o Terê de Alma Gêmea (2005) 

Compartilhar
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>