[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Toca sanfoneiro | Buchicho | O POVO Online
MÚSICA 17/03/2012 - 01h30

Toca sanfoneiro

Ítalo e Renno acabam de lançar o novo CD, Festa Boa, primeiro trabalho autoral, que tem como carro-chefe a balada Tome Love. Os dois conversaram com o Buchicho sobre os planos para carreira e influências musicais
notícia 0 comentários
Enviar por e-mail Imprimir Compartilhar Aumentar texto Diminuir texto Corrigir
Compartilhar

Os meninos tentam agora alçar novos voos, mesmo sem tirar o Ceará de dentro do peito. Depois de mais de seis anos de carreira, Ítalo e Renno lançam agora o primeiro CD inteiramente autoral. Intitulado Festa Boa, o CD reúne músicas já conhecidas por quem acompanha a carreira da dupla, como Ceará Terra da Luz, Toca Sanfoneiro, Se Você Quiser e Mulher Valente, além das inéditas Fora do Ar e Tome Love, que é a primeira música de trabalho do novo álbum e que acaba de ganhar um clipe, gravado em um heliponto de Fortaleza.

 

Antes mesmo de virar dupla nos tempos do Forró de Dois, eles já colecionavam influências nos diferentes estilos e Festa Boa é mais um exemplo do diversificado leque musical, mas sempre com pé na novidade. “As principais influências da nossa carreira são os produtos musicais que trazem algo novo, no mundo inteiro, seja jazz, samba, pagode, forró ou música eletrônica - uma nova paixão”, explica Ítalo. Mesmo com todos os elementos que se incorporam ao som da dupla, eles não deixam de lado o forró. O CD tem a participação especial de Fagner, na faixa Ceará Terra da Luz, e de Dominguinhos, em Toca Sanfoneiro.

Depois do show de lançamento na quarta (15), a dupla fez uma apresentação só para convidados. Antes de já começar a turnê do novo trabalho, Ítalo e Renno conversaram com O POVO sobre as novidades do Festa Boa, a carreira, os planos para o futuro e os corações que, pelo jeito, estão ocupados.

O POVO – Vocês lançam agora o primeiro CD autoral. Por que só agora?
Ítalo – Completamos seis anos de carreira em dupla, porém, com mais de 15 anos de trabalho com música individualmente. Observando, atuando e aprendendo ao longo do tempo com artistas de larga experiência, percebemos além da necessidade de gravar um CD autoral que é fundamental que seja muito bem planejado, arranjado e gravado. Era necessário o amadurecimento para dar um passo tão importante.

OP – O que o Festa Boa traz de novo e o que ele representa na carreira de vocês?
Ítalo – O CD Festa Boa traz o que de melhor nós fizemos ao longo da carreira, mesclando o passeio pelas nossas influências e a liberdade de composição. Com uma grande variedade rítmica, trouxemos neste trabalho o xote, a balada e um forró de batida mais atual, com uma pitada de vaneirão sertanejo e conservando sempre o cuidado e a qualidade das letras e melodias.

OP – No CD, vocês continuam fazendo o que se chama de “forró repaginado”, misturando estilos?
Ítalo – Geralmente as pessoas citam o “forró repaginado” pensando na batida mais moderna. Nós buscamos, além desta batida envolvente, que as melodias sejam atrativas, sem deixar a beleza de lado. Nos bastidores do mercado da música popular atual, ouve-se de tudo, até a famosa frase “o povo gosta do que é fácil”, ou “o povo gosta do que é ruim”. Como produtores musicais, nós defendemos sempre a ideia de que “o povo gosta do que é bom”.

OP - Vocês fizeram o show de lançamento e o que virá daqui pra frente?
Ítalo – Lançamos para a imprensa, amigos próximos e apoiadores. Estamos fechando a data oficial de lançamento em Fortaleza, alinhando com a agenda de shows fora da capital, que está bem cheia. A turnê deste novo CD e show começa já nesse fim de
semana, viajando pelo Ceará.

OP – Como foram as parcerias com o Fagner e o Dominguinhos?
Ítalo – Fagner e Dominguinhos são dois expoentes da música brasileira. Fagner, com seu grande talento para cantar e produzir a própria música e Dominguinhos, um músico extraordinário, um dos maiores do mundo no acordeão. Ceará Terra da Luz é uma música de nossa autoria, mas parece ter sido feita para o Fagner, visto a grande representatividade dele para a música do Ceará. Já Toca Sanfoneiro, foi composta para homenagear o mestre da sanfona, Dominguinhos.

OP – Como foi a transição da música instrumental para o forró e a ideia da formação de uma dupla?
Renno – Muito engraçada a nossa trajetória. A música instrumental foi o início de tudo. Traçamos vários caminhos enquanto pianistas e acordeonistas da música instrumental. A transição foi dada paulatinamente, respeitando os momentos e adequando-se a cada realidade. Paralelo à música instrumental, nós passamos a acompanhar diversos artistas, no âmbito regional e nacional, até decidirmos, por várias convergências pessoais, criar a primeira dupla de sanfoneiros que se tem notícia. Hoje, após seis anos e meio de maturação, formatamos um trabalho essencialmente alegre, focado nas
nossas músicas autorais.

OP – Costumeiramente, a dupla faz shows fora do país. Como é a recepção lá fora?
Renno – Os shows no exterior são um pouco diferentes, mesmo porque nada se compara ao povo brasileiro. Geralmente o público é mais comedido, mas mesmo assim, a música brasileira tem uma batida tão envolvente que acaba inevitavelmente arrebanhando um grande público em todo o mundo.

OP – Durante os shows, sempre tem um assédio feminino grande. Vocês já ficaram com fãs?
Renno – Durante o processo natural de formação de um artista é normal que o público se encante por ele, e que o próprio artista se encante pelo seu público. No começo da carreira, é meio normal… depois de um tempo, você vai aprendendo a dividir melhor as atenções entre amores e fãs. Uma hora, você tem que escolher. (risos)

OP – E como estão os corações? Estão os dois solteiros?
Renno – Os corações estão sempre bem acompanhados, pois um homem sem assessoria sentimental faz muita bobagem. Uma boa mulher sabe dirigir qualquer homem. Acho que estamos bem assessorados.  


Tome Love

 

A música com letra, digamos, engraçadinha já estreou nas rádios e agora tem clipe divulgado. Gravado em um heliponto, no melhor estilo “badalação, o clipe precisou de uma equipe de 200 pessoas envolvidas em três dias de filmagens. Inusitado, o vídeo tem imagens aéreas, utiliza aparatos tecnológicos e foi todo foi filmado em Full HD. Para assistir ao vídeo acesso www.opovo.com.br e baixe a música em http://migre.me/8io9S

Para louvar
Em dezembro de 2010, a dupla lançou o CD cristão Diante de Ti, concretizando antigos projetos. Participação garantida em diversos eventos católicos, Ítalo e Renno amadureceram a ideia. “A música cristã entrou na nossa vida ainda pequenos, seguindo ensinamentos dos pais. Hoje ela é uma realidade. Faz bem ao coração, e conseguimos transmitir uma mensagem de alegria e fé às pessoas que nos acompanham”, disse Renno. Para conferir um pouco mais sobre esse projeto paralelo da dupla, é só acessar: www.italoerenno.
com.br/diantedeti  
 
“Era necessário o amadurecimento para dar um passo tão importante”  Ítalo

Serviço

Festa Boa
16 faixas
Quanto: preço ainda indefinido
Onde: já a venda no site www.italoerenno.com.br

“FORMATAMOS UM TRABALHO ALEGRE, FOCADO NAS MÚSICAS AUTORAIS” Renno

Domitila Andrade domitilaandrade@opovo.com.br
Enviar por e-mail Imprimir Compartilhar Aumentar texto Diminuir texto Corrigir
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Entretenimento | Buchicho O POVO