[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Paralisados 70% dos servidores do INSS em 19 estados do País | O POVO
Greve 08/07/2015

Paralisados 70% dos servidores do INSS em 19 estados do País

Os funcionários pleiteiam 27,5% de aumento salarial e melhores condições de trabalho. O Governo oferece 21,3% parcelados até 2019
notícia 0 comentários
FÁBIO RODRIGUES POZZEBOM/ABR
A orientação do INSS aos segurados é que as datas de atendimento serão remarcadas pela própria agência
Compartilhar

Servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciaram greve parcial por tempo indeterminado. Eles reivindicam reajuste salarial de 27,5% e melhores condições de trabalho. De acordo com a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), funcionários em 19 estados aderiram à paralisação. A Fenasps estima que 70% dos servidores estejam parados nesses estados.

 

O diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência no Estado de São Paulo (Sinsprev), Márcio Villano Bottini, disse que 80% das agências amanheceram fechadas no território paulista. Segundo ele, o reajuste de 27,5% representa o cálculo da inflação acumulada desde 2010. A proposta do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão é reajustar em 21,3%, parceladamente até 2019: 5,5% em 2016; 5% em 2017; 4,75% em 2018 e 4,5% em 2019. A sugestão foi rejeitada pelos trabalhadores.


Segundo o sindicato, os demais pleitos dos empregados são omitidos pela proposta: “Precisamos de concurso público, pois falta muito funcionário para atender adequadamente a população. Queremos mais investimento. Temos agência sem tinta de impressão e papel para imprimir coisas básicas para os segurados. Isso é fundamental para a população”, disse Bottini.


Ele acrescentou que os servidores estão descontentes com plano de metas ampliando a jornada de trabalho de 30 horas semanais: “Com o número de servidores reduzido, fica difícil cumprir as metas. Quem não cumpre, pode perder as 30 horas e ter de trabalhar até 3 horas a mais por dia”, afirmou. De manhã, na agência da região do Glicério, no Centro paulistano, segurados reclamavam da falta de informação. A agência é uma das maiores da capital, chegando a atender 700 pessoas por dia. Denise Romero, psicóloga de 57 anos, acompanhava a mãe, de 92 anos, em busca da pensão pela morte do pai: “Faz 15 dias que meu pai morreu. Foi feito o agendamento e o procedimento, confirmado ontem (segunda-feira). Fica difícil levar a sério situação como essa”, reclamou.


Marcia Aparecida Pinto, autônoma, 46, é deficiente visual e precisava passar por perícia médica: “Estava trabalhando, mas não consigo enxergar com meu único olho”, esclareceu. A aposentada Marlene da Silva,70, reclamou da falta de informação no atendimento: “Tenho empréstimo consignado em folha, mas não há repasse do INSS desde maio”, explicou.


A orientação do INSS aos segurados é que as datas de atendimento serão remarcadas pela própria agência. Dúvidas podem ser esclarecidas pela central 135. Em nota, o INSS informou que considerará a data originalmente agendada como a de entrada do requerimento, “de modo a evitar prejuízo nos benefícios dos segurados”. (das agências de notícias)

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>