[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Medidas combaterão fraudes em próteses e órteses | O POVO
Saúde 08/07/2015

Medidas combaterão fraudes em próteses e órteses

As novas ações ocorrem após denúncias de que médicos recebiam comissões para que utilizassem próteses de determinadas empresas
notícia 0 comentários
ELZA FIUZA/AGÊNCIA BRASIL
Ministro Chioro diz que falta de regulação tem dado margem à fraudes e cobranças de preços até 8,7 vezes maiores
Compartilhar

O Ministério da Saúde anunciou conjunto de medidas, que vigorarão a partir de outubro, a fim de tentar barrar novas fraudes no fornecimento e uso de próteses e órteses para tratamento de saúde. Entre as propostas, está a criação de sistema de rastreamento desses dispositivos desde a produção até a implantação no paciente, além da padronização da nomenclatura dos equipamentos.

 

A falta de regulação do setor tem dado margem a fraudes e cobranças de preços até 8,7 vezes maiores por um mesmo produto, segundo o ministro da Saúde, Arthur Chioro. Também serão criadas normas para o uso de próteses e órteses pelos profissionais e unidades de saúde que trabalham nas áreas de ortopedia e cardiologia, setores onde foi identificado o maior número de irregularidades até agora.


Segundo Chioro, as normas devem ser requisito para o pagamento dos serviços no Sistema Único de Saúde (SUS): “O especialista não vai mais poder inventar que uma prótese é melhor que a outra”, afirmou. As novas ações ocorrem após denúncias de que médicos recebiam comissões de 20% a 50% para que utilizassem próteses de determinadas empresas no tratamento de pacientes. Em alguns casos, cirurgias eram indicadas sem que houvesse necessidade. Depois das consultas, médicos também orientavam os pacientes a procurarem a Justiça para fazer com que o SUS e os planos de saúde custeassem os produtos. O caso foi revelado em janeiro pelo programa Fantástico, da TV Globo.

 

Preços maiores

As irregularidades envolvendo o uso de próteses e órteses, no entanto, extrapolam a ação dos médicos. Dados divulgados pelo Ministério da Saúde mostram que, com as comissões irregulares a vendedores, médicos e hospitais, a diferença entre o preço inicial e final dos produtos pode ser 8,7 vezes maior. caso de uma prótese de joelho, por exemplo.

 

Ou seja: de R$ 2.096, o valor sobe para R$ 18.362. Isso ocorre devido às margens de lucro acrescentadas a cada etapa de comercialização. Em unidades de saúde, esse percentual é de 10% a 30%.


Sem preços fixos, valores dos produtos chegam a ser cinco vezes maiores em diferentes regiões e hospitais do País. (das agências de notícias)

 

Números

 

8,7 vezes maiores tem sido os preços cobrados por um mesmo produto 

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>