"Nobel" 13/08/2014

Brasileiro ganha mais importante prêmio da Matemática

A Medalha Fields é apelidada de 'Nobel da Matemática'. Avila foi premiado conjuntamente com outros três, incluindo a primeira mulher ganhadora
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18933, 'email': 'ingridrodrigues@opovo.com.br', 'nome': 'Ingrid Coelho'})
Ingrid Coelho ingridrodrigues@opovo.com.br
MASTRANGELO REINO/FOLHAPRESS
Artur Avila é o 1º da América Latina a ganhar a Medalha Fields

O matemático brasileiro Artur Avila, de 35 anos, foi o escolhido para receber ontem à noite a Medalha Fields. A honraria é popularmente conhecida como o “Nobel da Matemática”. Ele foi o primeiro ganhador da América latina. A entrega do prêmio ocorreu na abertura do 27º Congresso Internacional de Matemáticos, em Seul, Coreia do Sul.

 

Nascido no Rio de Janeiro, Avila é pesquisador do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS), órgão de pesquisa do Governo francês. Considerado um dos matemáticos mais talentosos de sua geração, o brasileiro vinha sendo citado em anos recentes como forte candidato à premiação.


“Já havia um burburinho sobre eu ganhar a medalha”, disse Avila. “Quase todo mundo que falava comigo acabava mencionando esse assunto. Já estava ficando uma coisa até um pouco chata”, declarou.


Comparada ao Nobel pela importância e concedida pela União Internacional de Matemática (UIM), a Medalha Fields distingue-se por ser entregue apenas de quatro em quatro anos para matemáticos de até 40 anos de idade. A cada edição, são concedidas de duas a quatro medalhas. Neste ano, também receberam o prêmio o canadense de origem indiana, Manjul Bhargava; o austríaco Martin Hairer e a iraniana Maryam Mirzakhani, a primeira mulher a receber a distinção.


A primeira linha de pesquisa do laureado foi na área de sistemas dinâmicos. Esse ramo da Matemática busca prever a evolução no tempo de fenômenos naturais e humanos observados nos mais diversos ramos do conhecimento. Hoje, suas ferramentas são usadas para descrever a evolução de epidemias, para estudar como surgem espécies animais e mostrar a impossibilidade de previsões do tempo para mais do que alguns dias.


Dentre esses sistemas, uma classe importante são os sistemas dinâmicos caóticos. Na linguagem coloquial, caos está ligado à ideia de desordem completa; mas, na Matemática, trata-se de um termo geral para processos com extrema sensibilidade às menores perturbações, em que pequenas alterações na situação inicial provocam modificações dramáticas na evolução do sistema.


O exemplo clássico é do bater de asas de uma borboleta no Hemisfério Sul, que se multiplica e se acumula, influenciando a ocorrência de uma tempestade no Japão. Mais recentemente Avila tem trabalhado para construir uma teoria geral dos chamados operadores de Schröndinger quase periódicos. Esses operadores originaram-se na Física e são usados para descrever o comportamento quântico das partículas. Avila trabalha com Matemática pura. Isso quer dizer que mesmo atuando em problemas com possíveis aplicações em outras áreas, esse não é o seu objetivo. (da agência Folhapress)

> TAGS: medalha fields
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>