[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Câmara pode apurar denúncias sobre maus tratos de animais | O POVO
Royal 22/10/2013

Câmara pode apurar denúncias sobre maus tratos de animais

Protógenes Queiroz deve apresentar um requerimento solicitando a criação de uma comissão externa para acompanhar o caso
JARDIEL CARVALHO/FOLHAPRESS
Na última sexta-feira, 19, 178 cães da raça beagle foram levados por ativistas da sede do Instituto Royal
Compartilhar


A Câmara dos Deputados pode instalar nos próximos dias, em Brasília, uma comissão para investigar denúncias de maus-tratos de animais no Instituto Royal, em São Roque, a 66 quilômetros da capital paulista. Militantes de defesa da fauna retiraram, na sexta-feira passada, 178 cães da raça beagle, usados como cobaias para pesquisas permitidas no instituto. Eles acusam o laboratório de maus-tratos. Fontes do instituto negam e classificam a atitude deles como “terrorismo”.


Após a ação, o deputado federal Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) entrou em contato com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), pedindo que a Casa discutisse a questão. Protógenes deve apresentar um requerimento solicitando a criação de uma comissão externa para acompanhar o caso e debater regras sobre pesquisas. Pelo twitter, Protógenes afirmou que as declarações dos diretores do instituto são “absurdas”.


Segundo a assessoria da Câmara, se o pedido de criação da comissão for oficializado, Alves deve determinar a instalação do grupo. As pesquisas do Royal são encomendadas, em geral, para empresas farmacêuticas. Os cães são usados para verificar a existência de reações adversas (como vômito, diarreia e convulsões) de medicamentos que serão ainda lançados.


A invasão era prometida desde agosto do ano passado. Agora, os ativistas estão mobilizados pelo fechamento definitivo do Instituto Royal. No sábado passado, black blocs infiltraram-se num protesto de defensores dos animais nas proximidades do Instituto Royal. O ato, na altura do quilômetro 55 da rodovia Raposo Tavares, terminou com uma viatura da Polícia Militar e dois carros da TV TEM, afiliada da TV Globo, incendiados; seis pessoas presas e pelo menos outras seis feridas por balas de borracha.


O Instituto Royal doará os 178 cães da raça beagle levados pelos invasores, caso sejam recuperados pela Polícia e devolvidos à instituição. De acordo o diretor científico do instituto, João Antônio Pegas Henriques, os bichos estavam em testes com antibióticos e outros remédios, mas é impossível recuperar o tratamento, considerado perdido.


De acordo com Henriques, as normas do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea) preveem a doação de animais usados em testes. Em nota, o Royal esclareceu que o plantel só irá para doação depois de ser recebido pela instituição, após a liberação pela Polícia Civil e o Ministério Público Estadual (MPE). O delegado de São Roque, no interior de São Paulo, Marcelo Pontes, afirmou que, caso sejam recuperados, os cães furtados não serão levados para o instituto, mas postos sob a guarda de entidades de proteção aos animais. (das agências de notícias)

 

E agora


ENTENDA A NOTÍCIA


O delegado que dirige a investigação disse que uma apuração averiguará as denúncias de crime contra os cachorros e também os de furto qualificado e de danos que aconteceram no no Instituto Royal, em São Paulo.

 

Compartilhar
espaço do leitor
Von Humbold 22/10/2013 10:17
A câmara tem coisas bem mais importantes para investigar. Querem desviar o foco pros beagels ?
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Alessandra 22/10/2013 09:59
Isso sim pode ser considerando um grande avanço para ciências, o fim da utilização de animais como cobaias.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
2
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>