[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Cubanos são recebidos com festa e dizem vir "por vocação" | O POVO
Médicos 26/08/2013

Cubanos são recebidos com festa e dizem vir "por vocação"

Em Recife e Brasília, profissionais deram entrevistas em "portunhol" e disseram não temer reação negativa à atuação de estrangeiros
PEDRO FRANÇA / FOLHAPRESS
Médicos de Cuba chegaram a Brasília com jalecos e bandeiras, tendo sido recepcionados pela população simpática ao Mais Médicos. Ainda não se sabe em que municípios os profissionais vão atuar
Compartilhar

        

Os mais de 200 profissionais de saúde cubanos que trabalharão no Programa Mais Médicos e desembarcaram no Recife e em Brasília, durante o fim de semana, foram recebidos com festa, apesar da polêmica formada em torno da classe médica brasileira.


“Somos médicos por vocação, não nos interessa um salário, fazemos por amor”, afirmou Nelson Rodrigues, 45 anos, que chegou sábado à capital pernambucana. “Nossa motivação é a solidariedade”, assegurou Milagros Lopes, 61.


Desembarcar no Brasil para trabalhar como médica não foi novidade para Wilma Zamora Rodríguez, 45, que chegou ontem ao Recife. Entre 2001 e 2003, ela já havia atuado no Tocantins, por meio de um convênio com o governo cubano. Ela afirmou que não teve nenhuma dificuldade com o português quando trabalhou no país. “Os médicos terão um bom relacionamento com os pacientes brasileiros”, disse, acrescentando que não teme a reação negativa em torno do programa.


Outros médicos que concederam entrevistas concordaram. Todos eles falaram “portunhol”, esclarecendo que tiveram contato com o idioma na África ou com amigos. Conselhos de Medicina rotularam de “ilegal” a atuação dos cubanos e prometem chamar a Polícia quando eles começarem a trabalhar.


Percentual

Contratados por meio de convênio com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), os recém-chegados irão receber apenas um percentual de 25% a 40% do salário de R$ 10 mil a ser pago pelo Governo brasileiro.

 

Os profissionais saíram de Havana em um avião fretado, que trouxe os primeiros 200 médicos cubanos para trabalhar nos 701 municípios que não despertaram interesse de nenhum formado inscrito no Mais Médicos.


Ainda não há informação sobre a cidade em que cada profissional vai atuar. Segundo Carlos Sena, representante do Ministério da Saúde, a definição será feita durante os 21 dias de curso de acordo com a demanda dos municípios e o perfil do médico. As equipes começaram a chegar ao Brasil na última sexta. (das agências de notícias)

 

O quê


ENTENDA A NOTÍCIA


Acordo do Governo com a Organização Pan-Americana da Saúde vai trazer, até o fim do ano, 4 mil médicos cubanos. Eles vão atuar nas cidades que não atraírem profissionais inscritos individualmente no Mais Médicos.


Compartilhar
espaço do leitor
João Alves 26/08/2013 10:21
Esse projeto me cheira o inicio de uma tentativa para implantação de regime CUBANO no Brasil, fiquemos de olhos abertos o PT é adebito regime ditatorial. Um dos médicos já deu a primeira ficha, venho por amor a profissão. Será? E os médicos brasileiros não tem amor a profissão? É muito esquesito.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Gustavo Simplicio Moreira 26/08/2013 06:21
O Brasileiro tem um grande defeito, ele tem mania de temer o novo, o ousado, vamos dar uma chance para esse projeto, do jeito que está é que não dá,pode ser que com a concorrência alguns (maioria) dos médicos brasileiros fiquem mais humildes e atendam melhor o povão, #FICAADICAaoSUS
Este comentário é inapropriado?Denuncie
2
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>