[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Itamaraty vai apurar fuga de senador boliviano para o Brasil | O POVO
Crise 26/08/2013

Itamaraty vai apurar fuga de senador boliviano para o Brasil

Roger Molina saiu da Embaixada brasileira em La Paz, na qual estava desde 2012, alcançou Corumbá por terra e chegou a Brasília de avião
JOSÉ CRUZ/ABR
Ministro Patriota adiou viagem para resolver o imbróglio
Compartilhar


O Ministério das Relações Exteriores abrirá inquérito para investigar a saída do senador boliviano Roger Pinto Molina e sua entrada no território brasileiro, na noite de sábado. O Itamaraty está reunindo informações sobre a viagem de Molina, e informa que “tomará as medidas administrativas e disciplinares cabíveis”. A Bolívia considera que o senador fugiu de seu país como “criminoso” e diz esperar uma explicação do Brasil.


O encarregado de negócios brasileiro em La Paz, Eduardo Saboia, será chamado a Brasília para esclarecimentos. Para poder se dedicar ao caso, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, adiou viagem à Finlândia. “Essa fuga, obviamente, tem que ser explicada e informada pelo Governo brasileiro”, disse o ministro da Presidência, Juan Ramón Quintana. Apesar do imbróglio, o governo boliviano garantiu que as relações entre os dois países não serão afetadas


Molina, opositor do presidente Evo Morales, chegou a Brasília, via Corumbá (MS), depois de deixar a Embaixada brasileira em La Paz. O senador entrou na representação diplomática em maio de 2012 e, tendo conseguido status de asilado político.


O senador saiu de seu país em um veículo oficial brasileiro. A viagem de La Paz até Corumbá teria durado 22 horas. De lá, embarcou em um avião particular, alcançando Brasília. “Molina fugiu como um criminoso comum, um delinquente”, acrescentou Quintana. Ele disse que pedirá que a Procuradoria da Bolívia acione uma ordem de prisão na Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) de “um foragido da Justiça”.


Em junho, um tribunal condenou Molina a um ano de prisão por prejuízos econômico ao Estado, apesar de sua defesa responder que trata-se de “uma decisão política”. (das agências de notícias)

 

Quem


ENTENDA A NOTÍCIA


O senador Molina, de 53 anos, buscou refúgio em maio de 2012 na legação brasileira em La Paz, argumentando perseguição política após apresentar denúncias de corrupção contra o governo de Evo Morales.

 

Compartilhar
espaço do leitor
Germano Soares 26/08/2013 09:39
AAAAAAAAAAAAAAAAAAH... Ptralhinha ficou tristinho... Queria que OPOSITOR de Evo Morales, COMPAIERO-COCALEIRO, tivesse morrido... mas aí apareceu um cidadão decente e estragou os planos do ITAMARATY.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
1
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>