[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Novo ministro do STF diz que é preciso"virar a página" do mensalão | O POVO
STF 27/06/2013

Novo ministro do STF diz que é preciso"virar a página" do mensalão

Roberto Barroso tomou posse ontem na vaga deixada por Carlos Ayres Britto. O advogado defendeu há questões mais importantes para se tratar
JOSÉ CRUZ/ABR
O Supremo Tribunal Federal (STF) deu posse ontem ao jurista Luís Roberto Barroso como o 11º ministro da Corte
Compartilhar

Após tomar posse no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Luís Roberto Barroso disse ontem que o “país tem inúmeras questões mais importantes que o mensalão”.

 

Ele declarou sua opinião ao responder se a conclusão do julgamento do mensalão atenderia a uma demanda da população. “O país tem inúmeras questões mais importantes que o mensalão. Precisamos virar essa página. Temos uma agenda social, uma agenda política. Precisamos olhar para a frente e avançar”, afirmou Barroso.


O ministro disse que se sentia feliz ao tomar posse num momento de manifestações, desde que pacíficas.


Barroso, que fez parte de movimentos estudantis, disse que “as instituições têm que estar atentas aos protestos e ser capaz de dar respostas à população”. “As instituições têm o dever de levar em conta a voz das ruas e procurar atender às demandas sociais.”


Ele ocupa a vaga deixada por Carlos Ayres Britto, em novembro do ano passado, aposentado após ter completado 70 anos. A cerimônia foi protocolar, sem discursos. Barroso apenas proferiu o termo de posse. Em seguida, foi levado ao seu lugar pelo ministro Celso de Mello, o mais antigo no tribunal, e por Teori Zavascki, o último a chegar à Corte antes dele.


O plenário do Supremo estava lotado e contou com a presença dos presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). Nem a presidente Dilma Rousseff nem seu vice, Michel Temer, compareceram. Ao final da cerimônia, Barbosa falou poucas palavras e logo encerrou a posse. “Tenho certeza que vossa excelência terá nessa Corte um excepcional desempenho. Seja bem-vindo”, disse o presidente do Supremo.


Antes de chegar ao Supremo, Luís Roberto Barroso, nascido em Vassouras (RJ), era um reconhecido advogado constitucionalista, com forte atuação no Supremo. Atuou em casos de grande repercussão nacional, como o do reconhecimento do direito da união civil para casais homossexuais, o da constitucionalidade das pesquisas com células-tronco e o do aborto no caso de fetos anencéfalos.

 

Saída antes de protesto

Embora tenha exaltado a “energia criativa e construtiva” das manifestações, Luís Roberto Barroso, admitiu ter sido orientado a deixar o salão do tribunal antes das 16 horas, para quando estava programada nova manifestação na Esplanada dos Ministérios. (das agências)

> TAGS: posse stf ministro
Compartilhar
espaço do leitor
Maclima 28/06/2013 10:52
NEM OS PTRALHAS AGUENTAM MAIS O DESGOVERNO DA GERENTONA DO CAOS. http://goo.gl/ZGFk0
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Jose Luciano Muniz Lima 28/06/2013 10:16
Um Ptista fela esse aí. País nenhum vai pra frente sem que a ética pública esteja na ordem do dia. Esse ministrinho tem que entender que essa quadrilha tentou destruir a república e não foram meros ladrões de galinha nao. Esse é o motivo que me dá nojo com o critério de escolhas desses ministros.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Manuel Paiva 27/06/2013 21:17
Mas antes de virar a página os mensaleiros deverão ir para a cadeia e devolver toda a grana surrupiada por esses bandidos.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Eduardo Sales 27/06/2013 08:38
Mas no caso de Roberto Barroso, aprovo sua entrada, por tratar de um jurista altamente qualificado para o cargo, alias demoraram para chama-lo.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
AMAURY 27/06/2013 08:03
Eis mais um motivo para uma Constituinte que mude totalmente as regras de nomeação de juízes para as altas cortes. Numa coisa concordo com ele, viremos a pagina com a prisão dos amásios do erário. Chega de protelação, cadeia nos ladrões do erário ´s isso ou a guilhotina do povo pode resolver.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
5
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>