[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Consumo dos favelados no Brasil equivale ao PIB da Bolívia: R$ 56 bi | O POVO
Pesquisa 21/02/2013

Consumo dos favelados no Brasil equivale ao PIB da Bolívia: R$ 56 bi

Esse mercado ainda é pouco explorado devido ao preconceito. Mas, dois terços dos favelados do País pertencem à metade mais rica do mundo
VLADIMIR PLATONOW/ABR
Moradores de favelas consomem o equivalente a R$ 56 bilhões
Compartilhar

Os moradores das favelas brasileiras consomem cerca de R$ 56 bilhões por ano, o que equivale ao produto interno bruto (PIB) da vizinha Bolívia. A constatação é de pesquisa do instituto Data Popular, em parceria com a Central Única de Favelas (Cufa), divulgada ontem. De acordo com o estudo, elaborado a partir de entrevistas e do cruzamento de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), com os da Pesquisa de  Orçamentos Familiares (POF), o consumo popular triplicou de 10 anos para cá.

 

No entanto, apesar do enorme potencial de consumo de uma população de cerca de 12 milhões de habitantes, esse nicho de mercado ainda é pouco explorado devido ao preconceito, segundo o diretor do Data Popular, Renato Meirelles.


Acrescentou que dois terços dos moradores de favelas do País pertencem à metade mais rica do mundo. O levantamento revelou ainda que a classe C cresceu muito mais nas comunidades das metrópoles do que no Interior do País, com alta de quase 50% na década passada, de 45% para 66%, assim como a média de escolaridade, que subiu de quatro para seis anos no mesmo período.


O dono da empresa Vai Voando, Tomas Rabe, é um dos empresários que apostaram no consumidor de baixa renda e hoje não se arrepende. Com cerca de 70 agências de vendas de passagens aéreas somente nas favelas, sobretudo do Rio de Janeiro e São Paulo, a empresa, criada há pouco mais de dois anos, tem planos de abrir mais 50 filiais este ano, apenas no Rio.


Segundo ele, menos de três anos depois, a empresa está embarcando uma média de três mil passageiros por mês, com 43 mil passageiros embarcados até hoje. Rabe explicou que, uma vez rompido o preconceito, é importante entender esse público e se adequar aos hábitos de consumo e à realidade dessa população. “Nossa forma de pagamento é por boleto pré-pago”, explicou ele.


Segundo o estudo, 69% dessas populações utilizam dinheiro como forma de desembolso, 9% usam cartão de crédito de terceiros e 10%, cartão de crédito próprio. Além disso, cerca de 69% dos moradores de comunidades vão ao shopping toda a semana e 50% comem fora semanalmente. Nos próximos 12 meses, 49% pretendem comprar móveis; 36%, querem um novo eletrodoméstico; e 24% devem contratar serviços de televisão por assinatura. (das agências de notícias)

 

Quem


ENTENDA A NOTÍCIA


A pesquisa revela que moradores de favelas se sentem alvo de preconceito e, por isso, evitam revelar onde moram. Contudo, os jovens se dizem satisfeitos com o lugar onde vivem.

 

Números


49% dos jovens que moram em favela não revelam onde vivem

 

85% dos jovens que moram em favela estão satisfeitos com lugar

> TAGS: consumo cufa favelas
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>