[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Diminuem casos de dengue com mortes no Brasil | Brasil | O POVO Online
Controle 18/05/2012

Diminuem casos de dengue com mortes no Brasil

Apesar da queda nos totais na maior parte do País e na média geral, alguns estados registraram aumento da dengue, como Roraima, Tocantins, Pernambuco e Mato Grosso
notícia 0 comentários
Compartilhar
ROOSEWELT PINHEIRO/ABR
Agente de Saúde e militares fazem vistoria em terreno

Números divulgados ontem pelo Ministério da Saúde, em Brasília, indicam que diminuíram os registros de casos graves e mortes por dengue no País de três anos para cá. De janeiro a abril deste ano, 74 pessoas morreram pela doença. Em 2011, houve 374 óbitos e nos 12 meses anteriores, 467. Isso significa uma redução de 84% em 2012, se comparado com 2010 e de 80% se houver comparação com 2011.

 

No município do Rio de Janeiro, que arriscava passar pela maior epidemia de dengue da história, foram 15 as mortes confirmadas de janeiro a abril deste ano. No ano passado, 43 pessoas faleceram no mesmo período. De forma geral, o País teve nos primeiros meses deste ano, 1.083 casos graves confirmados. Em 2011, foram registradas 8.630 ocorrências graves e no ano anterior, 11.845.


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, explicou as reduções de mortes e casos graves da doença pela melhoria da assistência prestada à população e a antecipação de ações, como o repasse de verba adicional para o combate da doença: “Não existe dúvida: a redução se deve à ampliação dos serviços e à redução no tempo de espera de diagnóstico e tratamento”, disse. Outros fatores que poderiam explicar a queda, como a diminuição de chuvas e o eventual comportamento diferente do subtipo quatro da dengue, disseminado ente ano no País, chegando a constar de 59,3% das amostras analisadas, ainda serão verificados com calma, segundo o ministério.


De acordo com Jarbas Barbosa, secretário de Vigilância em Saúde da pasta, os números de casos graves estão bem consolidados e o de mortes pode crescer entre 10% e 20%, com a confirmação de óbitos ainda em análise.


Apesar da queda nos totais na maior parte do País e na média geral, alguns estados registraram aumento de casos da doença entre 2011 e 2012, como Roraima, Tocantins, Pernambuco e Mato Grosso. O maior aumento foi constatado no Tocantins, onde as notificações passaram de 4.664 em 2011 para 11.589 em 2012. (das agências de notícias)

 

O quê


ENTENDA A NOTÍCIA


Pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde revela queda de 87% no número de casos graves de dengue registrados no país nos quatro primeiros meses do ano – foram 8.630 em 2011 contra 1.083 em 2012.

Compartilhar
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>