[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Rio mais 20: Dilma quer que hotéis reduzam preços | Brasil | O POVO Online
Conferência 11/05/2012

Rio mais 20: Dilma quer que hotéis reduzam preços

O Parlamento Europeu desistiu de participar da Rio mais 20, por conta dos altos custos de hospedagem. A conta poderia chegar a 100 mil euros. Hoje, haverá reunião de ministros e do setor hoteleiro para debater a questão
notícia 0 comentários
Enviar por e-mail Imprimir Aumentar texto Diminuir texto Corrigir
Compartilhar
DIVULGAÇÃO/AFP
Rede hoteleira da capital carioca quer faturar bastante com a Rio mais 20. O problema é que os altos custos estão afastando delegações

A menos de dois meses da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), de 20 a 30 de junho, o Governo federal, deputados e senadores descobriram que o preço dos hotéis na capital fluminense, durante a reunião, se transformou em um problema. A presidente Dilma Rousseff pediu ontem aos ministros-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e do Turismo, Gastão Vieira, que tentem achar uma solução.

 

Na Câmara dos Deputados, a Comissão de Turismo quer convocar o setor hoteleiro para dar explicações. No Senado, a Comissão de Relações Exteriores aprovou uma resolução em que pede ao prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), que intervenha no assunto.


O tema veio à tona esta semana, depois que o Parlamento Europeu declarou que havia cancelado o envio de uma delegação ao evento por conta dos altos custos de hospedagem. A conta poderia chegar a 100 mil euros, 10 vezes mais do que o orçamento inicial preparado pelos europeus. Outras delegações também diminuíram o número de participantes por conta dos preços, até 60% maiores do que o normal em uma cidade que já cobra caro pelas vagas em seus hotéis.


A presidente pediu à chefe da Casa Civil que se reunisse nesta sexta-feira com o ministro do Turismo para ver o que seria possível fazer. Foram chamados representantes dos ministérios da Fazenda, Justiça, Turismo, Receita Federal, Embratur e do setor hoteleiro do Rio. Apesar de reconhecer que o preço dos hotéis é uma questão de mercado, o fato de delegações já terem anunciado a redução acendeu o sinal vermelho. O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, destaca que, apesar dos preços, a participação na conferência será alta. São esperados 116 chefes de Estado ou de governo. No entanto, para esses, o custo da hospedagem é bancado pelo Brasil e pela Organização das Nações Unidas (ONU). O restante das delegações paga do próprio bolso ou tem a sua despesa custeada pela organização da qual faz parte.


O alto custo fez com que a Câmara dos Deputados brasileira decidisse não ter uma delegação oficial para evitar pagar as diárias cobradas pelos hotéis cariocas, a menos que haja uma redução nos preços. (das agências)

 

E agora

ENTENDA A NOTÍCIA


Os donos de hotel do Rio de Janeiro terão de explicar para a Câmara dos Deputados a razão para cobrança de diárias em torno de R$ 1,6 mil fixadas para o período da Rio mais 20. O Senado solicitou intervenção da prefeitura no setor.

Enviar por e-mail Imprimir Corrigir
Compartilhar
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>