[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Validade do ProUni confirmada por ministros do Supremo Tribunal | Brasil | O POVO Online
Bolsas 04/05/2012

Validade do ProUni confirmada por ministros do Supremo Tribunal

O programa foi questionado com ações de inconstitucionalidade no STF ainda em 2004, por três entidades, alegando ter sido criado por MP. Marco Aurélio Mello foi o único que votou contrário ao ProUni
notícia 0 comentários
Enviar por e-mail Imprimir Aumentar texto Diminuir texto Corrigir
Compartilhar
FELIPE SAMPAIO/STF
O julgamento havia sido suspenso em 2008 por conta do pedido de vista do processo pelo ministro Joaquim Barbosa

A validade do Programa Universidade para Todos (ProUni), que ajuda o ingresso dos estudantes de baixa renda no ensino superior, foi confirmada ontem pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. Por um placar de sete votos a um, os ministros entenderam, no julgamento de ações de inconstitucionalidade, que o programa foi necessário para otimizar as oportunidades de estudo e que vem obtendo bons resultados.

 

O ProUni foi questionado no STF ainda em 2004, logo depois da edição da medida provisória que criou o programa. As ações de inconstitucionalidade foram assinadas pela Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenem), o partido político DEM, então PFL, e a Federação Nacional dos Auditores Fiscais da Previdência Social (Fenafisp). Em janeiro de 2005, a medida provisória (MP) foi transformada em lei.


Para o grupo contrário ao ProUni, a proposta contém ilegalidades técnicas, como o tratamento inicial do assunto por meio de MP e a alteração indevida no regime tributário, além de conceituais, pois as entidades defendem que a concessão de bolsas seguindo critérios sociais e raciais vai contra o princípio da igualdade entre os cidadãos. O tema começou a ser julgado pelo plenário do STF em 2008, quando o ministro Carlos Ayres Britto, hoje presidente da Corte, votou favoravelmente ao programa.


O ministro Joaquim Barbosa pediu vista do processo e foi o segundo a votar na retomada do julgamento, à tarde. Segundo ele, “o papel que o ProUni desempenha supera os problemas apontados”. Barbosa ponderou ainda que uma educação falha colabora para o aumento da pobreza, que, por sua vez, contribui para a falta de oportunidades de estudo e de emprego.


O julgamento prosseguiu com os votos favoráveis dos ministros Rosa Weber, Luiz Fux, Antonio Dias Toffoli, Cezar Peluso e Gilmar Mendes. Marco Aurélio Mello foi o único que votou contrariamente à criação do ProUni, destacando problemas na tramitação legislativa. Para ele, a Constituição determina que apenas lei complementar pode tratar de questões tributárias, o que não aconteceu no caso do programa. (da Folhapress)

 

Por quê

ENTENDA A NOTÍCIA

 

Para o grupo contrário ao ProUni, o programa tem ilegalidades técnicas e conceituais, pois as entidades defendem que a concessão de bolsas seguindo critérios sociais e raciais vai contra o princípio da igualdade entre os cidadãos.

Enviar por e-mail Imprimir Corrigir
Compartilhar
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>