[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Parentes de vítimas do massacre têm indenização menor | O POVO
Carandiru 30/04/2012

Parentes de vítimas do massacre têm indenização menor

Segundo a FGV, indenizações pagas às famílias de presos mortos no chacina são menores do que valores pagos aos parentes de pessoas livres
Compartilhar


As indenizações pagas aos parentes dos presos mortos no massacre do Carandiru são, geralmente, menores do que as indenizações às famílias de pessoas livres, em casos em que o Estado é responsabilizado pela morte.


A constatação, ainda preliminar, é do Núcleo de Estudos sobre Crime e Pena, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo.


O grupo está fazendo um levantamento sobre todos os processos judiciais que envolvem o massacre. A pesquisa, ainda em andamento, deve ser concluída em outubro.


“A impressão que a gente tem é que, infelizmente, as indenizações desses presos são estabelecidas em um patamar muito menor do que para qualquer outra pessoa solta, o que nos dá uma pista de como o sistema de Justiça valoriza a vida dessas pessoas”, disse a professora de processo penal da Faculdade de Direito da FGV em São Paulo, Marta Machado, uma das coordenadoras do estudo.


“Ela (a pesquisa) não só se presta a pensar o que aconteceu no Carandiru, e o que que o Estado fez após a execução dessas mais de 111 pessoas. Ela dá o mínimo de satisfação (aos parentes e à sociedade), já que na Justiça elas não tiveram, e não vão ter”, destacou a professora.


Em setembro do ano passado, o Tribunal de Justiça de São Paulo negou recurso de defesa e decidiu manter a decisão de levar a júri popular os 76 acusados pelo massacre.


O único acusado do crime na penitenciária julgado até agora, coronel Ubiratan Guimarães, foi inocentado. Ele era o comandante da corporação à época e foi assassinado em 2006.


Em outubro de 1992, cerca de 360 policiais invadiram o presídio do Carandiru durante uma rebelião e mataram, com uso de metralhadoras, fuzis e pistolas, ao menos 111 presidiários. A ação dos policiais é considerada um dos mais violentos casos de repressão à rebelião em casas de detenção. Até hoje, não houve a responsabilização de nenhuma autoridade. (Folhapress)

 

O quê


ENTENDA A NOTÍCIA


O massacre do Carandiru ocorreu no dia 2 de outubro de 1992. Uma desavença entre presidiários do pavilhão 9 se transformou em uma rebelião, 360 policiais invadiram a casa de detenção e mataram 111 pessoas. Passados quase 20 anos, nenhuma autoridade foi responsabilizada pelo ato.

 

Compartilhar
espaço do leitor
José Alves de Moura 30/04/2012 18:34
Nobre professora, e quanto os bandidos pagaram as pessoas que eles mataram durante sua vida de crimes, responda-me por favor.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
1
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>