[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Réu condenado a 98 anos | Brasil | O POVO Online
Caso Eloá 17/02/2012 - 01h30

Réu condenado a 98 anos

Como no Brasil o limite máximo de prisão, por lei, é de 30 anos, Lindemberg deverá ficar na cadeia no máximo mais 26 anos e quatro meses. Mas pode pedir livramento condicional a partir do cumprimento de 15 anos
CRISTIANO NOVAIS/CPN/AE
Mãe de Eloá acompanhou om julgamento e se emocionou

O motoboy Lindemberg Alves, de 25 anos, foi condenado em Santo André (SP) a 98 anos e 10 meses de prisão por matar a ex-namorada Eloá Cristina Pimentel, de 15, e por outros 11 crimes, em outubro de 2008. A juíza Milena Dias aplicou penas máximas em todos os crimes e afirmou que Lindemberg é perigoso. Ele, no entanto, deverá ficar na cadeia no máximo mais 26 anos e quatro meses.

 

“O réu agiu com frieza, premeditadamente, em razão de orgulho e egoísmo”, escreveu na sentença a juíza. O acusado ouviu de cabeça baixa toda a condenação, enquanto Ana Cristina Pimentel, mãe de Eloá, chorava e era cumprimentada por quem assistia ao júri.


Segundo o advogado criminalista Sergei Cobra Arbex, como Lindemberg foi apenado por crimes hediondos, deve cumprir pelo menos dois quintos da pena em regime fechado. Mas no País, o limite máximo de prisão, por lei, é de 30 anos. Ele já cumpriu três anos e quatro meses.


O criminalista Roberto Parentoni pondera, no entanto, que sempre há espaço para a defesa recorrer ao juiz de execuções penais, a fim de que haja progressão de pena. Parentoni considera possível pedir livramento condicional a partir do cumprimento de 15 anos. “Mas, como esse crime teve bastante repercussão, pode ser difícil obter a progressão”.

 

Desfecho


Ontem, após 50 horas ao longo de quatro dias de julgamento, os jurados acolheram a versão apresentada horas antes pela promotora de Justiça, Daniela Hashimoto, que, por 90 minutos, citou depoimentos das vítimas, laudos periciais e gravações do processo de negociação para comprovar que o acusado planejou matar.


Com o revólver calibre 32 usado pelo acusado nas mãos, a promotora ressaltou a personalidade agressiva do réu, que tratava a vítima como um objeto e apenas confessou o crime para atenuar sua pena, sem nenhum tipo de arrependimento.


“Vocês acreditam nesse rapaz bonzinho, que queria se encontrar com a namorada escondidinho e só agora pede perdão, diante da mídia?”, questionou Daniela Hashimoto.


As contradições entre as versões de Lindemberg e das vítimas e testemunhas foram exploradas pela promotora desde o início de sua fala. Além de negar a reconciliação e, portanto, a alegada traição relatada pelo acusado como estopim para o cárcere, ressaltou que Lindemberg nunca quis se entregar de fato. (das agências de notícias)

 

O quê


ENTENDA A NOTÍCIA


Dos 12 crimes de que foi acusado, Lindemberg assumiu o homicídio de Eloá e a tentativa de assassinato de Nayara, ambos na modalidade culposa, além do cárcere privado de Eloá e os quatro disparos de arma de fogo.

0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>