[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] O que é Ombudsman? O POVO
Ombudsman 07/02/2012 - 13h59

O que é Ombudsman?

notícia 2 comentários
Compartilhar

A palavra ombudsman tem a tradução aproximada de "ouvidor" ou "advogado do leitor".

O POVO mantém a função desde 1994Ombudsman é uma palavra de origem sueca, com tradução aproximada de "aquele que tem uma delegação" ou "aquele que representa".

Também recebeu versões como "ouvidor" ou ainda de "advogado do leitor", no caso da atuação em jornal.

O ombudsman existe na Suécia desde o século XVIII, com a função de ouvir as queixas contra o poder público.Nos Estados Unidos, a função de ombudsman da imprensa existe desde os anos 1960.

No Brasil, o primeiro jornal a adotá-lo foi a Folha de S. Paulo, em 1989.No O POVO, a função existe desde 1994, reforçando a política do jornal em ter uma relação transparente com o leitor, no qual também se incluem o Conselho Editorial e o Conselho Consultivo de Leitores.

O ombudsman do O POVO tem a obrigação de produzir uma crítica interna diária, escrever uma coluna semanal, publicada na edição de domingo, e atender os leitores por telefone, fax, e-mail, carta, e pessoalmente.

A nomeação é feita diretamente pelo presidente do O POVO e a função é regida pelo Regimento do Cargo de Ombudsman. No exercício de suas atividades o ombudsman não pode ser demitido e mantém a estabilidade por seis meses após o término de seu mandato

Compartilhar
espaço do leitor
José Valdeci Lima 16/05/2014 07:38
A matéria assinada pelo jornalista Plínio (A REALIDADE DE LUIZIANNE) não condiz com a linha editorial do O POVO. O injustificável não é participar de uma mentira, mas o fato do Governo não adotar uma medida eficaz contra a corrupção. Afinal, somos vulneráveis a equívocos. Até mesmo os jornalistas.
Cel Vasques 31/01/2013 09:19
Jonal o Povo é o maior patrimonio cultural e cintífico de todos os cearensens. Parabens a valorosa equipe de Ornalistas.
2
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

Ombudsman Atual

Tânia Alves é formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Trabalha no O POVO há 26 anos. Em 2015, ocupará o cargo de ombudsman após oito anos como editora-executiva do Núcleo de Cotidiano, que engloba as editorias Cotidiano, Esportes e Ciência & Saúde.

Tânia Alves
Ombudsman do jornal O POVO

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS