[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Cientistas japoneses decifram parcialmente conteúdo dos sonhos | O POVO
OPERAÇÃO 05/04/2013 - 10h10

Cientistas japoneses decifram parcialmente conteúdo dos sonhos

Para avançar na compreensão científica dos sonhos, os cientistas criaram um dispositivo para decodificar as imagens que uma pessoa observa durante a fase onírica
REPRODUÇÃO
A operação foi repetida mais de 200 vezes por pessoa
Compartilhar

Uma equipe de cientistas japoneses anunciou ter conseguido decifrar parcialmente o conteúdo dos sonhos, uma experiência intrigante que consideram útil para a análise do estado psíquico, para a compreensão das doenças psicológicas e até mesmo para o controle de máquinas com o pensamento.

"Há muito tempo, os humanos se interessam pelos sonhos e seus significados, mas até agora apenas a pessoa que sonha conhece o conteúdo de seu sonho", explicam os cientistas do laboratório de Yukiyasu Kamitani, do Instituto Internacional de Pesquisas de Telecomunicações Avançadas (ATR) de Kyoto.

Para avançar na compreensão científica dos sonhos, os cientistas criaram um dispositivo para decodificar as imagens que uma pessoa observa durante a fase onírica.

Para isto, registraram repetidamente a atividade cerebral de três pessoas durante a fase de sonho. Quando aparecia no monitor de análises um sinal correspondente a uma fase de sonho, os cientistas despertavam os voluntários e perguntavam que imagens haviam acabado de ver. A operação foi repetida mais de 200 vezes por pessoa.

Este exercício permitiu criar uma tabela de correspondências entre a atividade cerebral e objetos ou temas de diversas categorias (alimentos, livros, personalidades, móveis, veículos, etc.) observados nos sonhos: uma espécie de léxico que associa um sinal cerebral a uma imagem.

Uma vez que esta base de dados foi criada, a exploração da atividade cerebral por meio de ressonância magnética permitiu saber quais imagens as pessoas viam durante os sonhos, graças ao registro dos mesmos sinais característicos.
Em 60 a 70% dos casos, a predição foi exata, mas ainda é considerada básica.

"No estado atual da pesquisa, observamos apenas categorias básicas e não é seguro que possamos compreender as diferentes formas e cores que aparecem", afirmou a equipe do professor Kamitani.

"Apesar disso, nossos resultados demonstram que a experiência visual durante o sonho é representada por padrões específicos de atividade cerebral, o que permite decifrar o conteúdo dos sonhos através de medidas neurológicas", completou Kamitani.

Os cientistas imaginam inclusive fabricar um dia uma máquina que permita gravar os sonhos para depois reconstituí-los em imagens.

"Por exemplo, se um dia você tem um sonho incrível, seria bom poder mostrá-lo a mais alguém", fantasia Yoshiyuki Onuki, uma das 'cobaias'.

Os trabalhos poderiam ainda contribuir para os estudos sobre o controle das máquinas com o pensamento, um tema de pesquisa importante no Japão.

"Neste tipo de estudo, o princípio é sempre o mesmo: a tentativa de classificar padrões cerebrais para transcrevê-los em instruções", explica Abderrahman Kheddar, diretor de um laboratório franco-japonês de robótica no Japão.

"A dificuldade é conseguir extrair o sinal cerebral e diferenciá-lo para interpretá-lo corretamente", explica o cientista.

"Mas os sonhos são um caso particularmente complexo porque, em geral, não sonhamos apenas com objetos ou pessoas, mas com situações", completa.
"O que é seguro é que a decodificação onírica é um dos sonhos dos psicólogos... e dos policiais", afirma, com um sorriso, Kheddar.

AFP

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Saúde

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias de Saúde

Powered by Feedburner/Google

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>