[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Hábitos saudáveis podem evitar desenvolvimento da hipertensão | Saúde | O POVO Online
DIA DE COMBATE 26/04/2012 - 10h35

Hábitos saudáveis podem evitar desenvolvimento da hipertensão

notícia 0 comentários
Enviar por e-mail Imprimir Aumentar texto Diminuir texto Corrigir
Compartilhar
© HBSS/Corbis
O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, celebrado nesta quinta-feira, 26, foi criado para conscientizar as pessoas sobre os perigos da doença

Já está comprovado que manter hábitos de vida saudáveis pode evitar vários problemas de saúde, entre eles está à hipertensão arterial. Também conhecida como pressão alta, a doença se desenvolve sem um motivo específico, até mesmo por predisposição genética, e ataca os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar até a paralisação dos rins.

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, celebrado nesta quinta-feira, 26, foi criado para conscientizar as pessoas sobre os perigos da doença que atualmente acomete a 22,7% da população brasileira, de acordo com dados deVigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2011).

De acordo com a enquete realizada pelo Blog da Saúde, 37% das pessoas que votaram não sabem quais são os sintomas da hipertensão arterial. O principal indício da doença é o aumento exagerado da pressão. Também podem ocorrer dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.

Essa doença é herdada dos pais em 90% dos casos, mas há vários hábitos que influenciam nos níveis de pressão arterial, entre eles: fumo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, grande consumo de sal, níveis altos de colesterol e falta de atividade física. Além desses fatores de risco, sabe-se que sua incidência é maior em pessoas acima de 50 anos e em quem possui diabetes.

Prevenção e controle
A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada. Somente o médico poderá determinar o melhor método para cada paciente, além dos medicamentos disponíveis atualmente, é imprescindível adotar um estilo de vida saudável:

- Manter o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares;
- Não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos;
- Praticar atividade física regular;
- Aproveitar momentos de lazer;
- Abandonar o fumo;
- Moderar o consumo de álcool;
- Evitar alimentos gordurosos;
- Controlar o diabetes.

Blog do Ministério da Saúde

Enviar por e-mail Imprimir Corrigir
Compartilhar
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Saúde

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias de Saúde

Powered by Feedburner/Google

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>