[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Conselho Regional de Medicina do Rio reúne médicos para discutir silicone proibido | Saúde | O POVO Online
pip 23/01/2012 - 13h03

Conselho Regional de Medicina do Rio reúne médicos para discutir silicone proibido

A Anvisa cancelou o registro das próteses mamárias das marcas PIP e Rofil pro apresentarem alteração

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) vai promover nesta segunda-feira, 23, às 19h, uma reunião com representantes da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCO), Sociedade Brasileira de Mastologia e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para debater o problema das próteses de silicone cujo uso foi recentemente proibido no Brasil.

A Anvisa cancelou o registro das próteses mamárias das marcas Poly Implant Prothese (PIP), da França, e Rofil, da Holanda, devido a adulterações do produto e ao risco à saúde. A estimativa do governo é que cerca de 15 mil mulheres tenham implantado próteses das marcas proibidas.

De acordo com a presidenta do Cremerj, a cirurgiã plástica Márcia Rosa de Araujo, cerca de 200 médicos devem comparecer ao encontro. “O objetivo da reunião é dar suporte ético e técnico aos cirurgiões que lidam com implantes de silicone. Pretendemos informar sobre como o médico deve proceder, como esclarecer dúvidas das pacientes e como se respaldar para o caso de ter usado essas próteses, pois a Anvisa deve assumir a reponsabilidade por ter liberado esse material e o ônus não pode ser do médico".

O Minsitério da Saúde anunciou na semana passada que a substituição de próteses mamárias das marcas PIP e Rofil que apresentarem vazamentos será custeada pela rede pública de saúde e pelos planos de saúde privados. No entanto, a presidenta do Cremerj disse que o conselho ainda não recebeu nenhum comunicado oficial do governo.

"Não recebemos nenhuma notificação. Não existe ainda uma resolução da agência reguladora (ANS) a respeito. Sem essa resolução, os planos de saúde não têm obrigação custear nada", disse a Márcia Araújo.Os médicos interessados em participar da reunião podem ligar para os telefones (21) 3184 7110 e (21) 3184 7113 ou por e-mail.

Na quinta-feira (19) passada a Anvisa abriu uma consulta pública para receber críticas e sugestões em relação à proposta de resolução que vai definir os requisitos mínimos de qualidade para implantes mamários e as exigência de certificação de conformidade dos produtos. As sugestões devem ser encaminhadas via internet na página da agência reguladora, no prazo de 30 dias. A agência mantém também uma central de atendimento pelo telefone 0800 642 9782.

Agência Brasil

0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Saúde

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias de Saúde

Powered by Feedburner/Google

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>