[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Presidente da Grécia convoca nova reunião com partidos - Europa - Mundo - O POVO Online
13/05/2012 - 19h58

Presidente da Grécia convoca nova reunião com partidos

notícia 0 comentários
Enviar por e-mail Imprimir Aumentar texto Diminuir texto Corrigir
Compartilhar

Atenas, 13 - O presidente da Grécia, Karolos Papoulias, convocou uma nova reunião com os dirigentes dos principais partidos políticos do país para esta segunda-feira, numa tentativa de evitar ter de convocar uma nova eleição, ao fim de uma semana de discussões que não conseguiram levar à formação de uma coalizão de governo.

Depois de um dia de reuniões com os líderes partidários, Papoulias convidou os dirigentes dos três maiores partidos da Grécia e do pequeno e moderado Partido da Esquerda Democrática para novas conversações. Mas o partido de esquerda radical Syriza, o segundo mais votado na eleição parlamentar de 6 de maio, já anunciou que não pretende participar da reunião desta segunda-feira. "Não entendemos a lógica dessa reunião, já que as consultas feitas neste domingo mostraram que não existe perspectiva de uma coalizão. Não vamos participar", disse um porta-voz do Syriza.

Neste domingo, o presidente Papoulias teve uma reunião com líderes do Syriza, do Partido Nova Democracia e do Partido Socialista (Pasok), os três mais votados em 6 de maio, e teve encontros em separado com dirigentes de partidos menores, na tentativa de formar uma coalizão ampla de governo.

Os conservadores do Nova Democracia e os socialistas do Pasok vêm tentando atrair a Esquerda Democrática para uma coalizão; juntos, os três partidos teriam uma bancada de 168 deputados, suficiente para sustentar um governo, mas a Esquerda Democrática (que defende uma renegociação, mas não a rejeição, dos acordos pelos quais a Grécia obteve ajuda financeira internacional) também quer a participação do Syriza.

"Eles querem cúmplices para as medidas de austeridade. Não podemos tomar parte nesse crime", disse o líder do Syriza, Alexis Tsipras. As informações são da Dow Jones. (Renato Martins)

Agência Estado

Enviar por e-mail Imprimir Corrigir
Compartilhar
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias da Europa

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>