[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Estudo aponta modernização do arsenal nuclear no mundo - DW - Mundo - O POVO Online
Política 05/06/2012 - 10h49

Estudo aponta modernização do arsenal nuclear no mundo

notícia 0 comentários
Compartilhar

Potências mundias seguem modernizando seu arsenal nuclear. EUA e China ocupam liderança, segundo pesquisa do Instituto de Estudos para a Paz.
Um estudo publicado nesta segunda-feira (04/06) na Suécia concluiu que as já conhecidas potências nucleares continuaram modernizando seu arsenal em 2011. Segundo a pesquisa do Instituto de Estudos para a Paz (Sipri na sigla em inglês), os Estados Unidos continuam encabeçando a lista dos países que mais aumentaram seus gastos no âmbito militar.
Washington investiu em 2011 cerca de 711 bilhões de dólares, cinco vezes mais que a China, que continua em segundo lugar. O gasto total mundial no setor militar em 2011 foi de 1,74 trilhão de dólares, alta de 0,3% em comparação a 2010, segundo o instituto de Estocolmo.
Oito países (EUA, Rússia, Reino Unido, França, China, Índia, Paquistão e Israel) possuem 4.400 armas nucleares operacionais. Destas, 2 mil poderiam ser usadas em combate a qualquer momento.
Segundo o Sipri, instituto especializado em pesquisas em conflitos, armas, controle de armas e desarmamento, Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido permanecerão "potências nucleares em um futuro indefinido", pois continuam modernizando o seu sistema de armas nucleares.
Falta de informações sobre a Coreia do Norte
No caso da Coreia do Norte, o estudo revela que, embora o país tenha capacidade nuclear, não foi realizado publicamente nenhum anúncio confirmando a posse de armas nucleares. Porém, o Instituto acredita que o país disponha de 30 quilos de plutônio, o suficiente para construir oito bombas nucleares.
De acordo com um relatório do Conselho de Segurança divulgado em 2011, o país vem seguindo um programa de enriquecimento de urânio por vários anos ou até mesmo décadas, mas "não se sabe se a Coreia do Norte produziu urânio altamente enriquecido para uso em armas nucleares", conclui o Sipri.
A Índia possui entre 80 e 100 ogivas nucleares e o Paquistão, entre 90 e 100. Já Israel dispõe de 80 ogivas nucleares.
Por outro lado, o relatório salienta que os conflitos ao redor do mundo estão diminuindo, são mais curtos e menos mortais, e que o número de guerras entre países atingiu um nível historicamente baixo.
As guerras civis nas nações em desenvolvimento são agora a principal forma de conflito, como ficou demonstrado após as recentes reviravoltas nos países árabes.

GMF/dpa/afp
Revisão: Roselaine Wandscheer

DEUTSCHE WELLE

> TAGS: mundo
Compartilhar
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Mundo

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>