Mundo 09/02/2015 - 10h25

Padres anglicanos casados causam críticas à Igreja Católica

A decisão de aceitar não-celibatários pode reforçar o quadro de padres da Igreja, mas divide opiniões entre os fiéis
notícia 6 comentários
divulgação
O celibato é visto pelos católicos como simboliza o triunfo do espírito sobre a carne
Compartilhar

Com a proximidade de mais um grupo de padres aglicanos tornarem-se sacerdotes, a polêmica em torno da decisão da Igreja Católica de aceitar não-celibatários ganha força.

A "nova regra" funciona desde 2009 para sacerdotes anglicanos, foi uma medida do papa Bento XVI, vista como uma forma de recuperar os fiéis que se afastavam da Igreja.

Para os que defendem a mudança, a revisão da questão celibatária iria resolver problemas como a escassez de sacerdotes em regiões mais afastadas, além de diminuir o número de deserções.

Segundo a BBC, só na Itália, estima-se que seis mil padres tenham abandonado a batina para assumir relacionamentos.

Conservadores

Para os mais conservadores, o celibato, imposto no século XII, simboliza o triunfo do espírito sobre a carne. Segundo eles, a mudança seria um golpe na Igreja em termos de imagem junto aos fiéis, já que "o celibato ajudou muito a Igreja em termos de carisma", disse Paul Sullins, que, apesar de casado, é um dos defensores do celibato.

À rede BBC, Sullins disse que "o exemplo de alguém que renuncia ao casamento e ao sexo numa sociedade tão sexualizada quanto a nossa é algo formidável. E este sacrifício tem um valor institucional importante para a Igreja".
Redação O POVO Online

Compartilhar
espaço do leitor
Júnior Lima 10/02/2015 07:52
O que a Igreja Romana, tem a haver com a Anglicana? Matéria totalmente sem sentido! Por favor revejam esta matéria!
rios 09/02/2015 14:08
É celibatário quem quer. casa quem quer também... simples assim. Só não vale misturar os dois. a igreja não obriga ninguem a descasar. só que quem decide ser padre tem regras a seguir.
Zé Bob 09/02/2015 13:20
Primeiro parágrafo: "...um grupo de padres aglicanos tornarem-se sacerdotes". Duas perguntas: 1) o que é AGLICANO? Acaso quisesse escrever ANGLICANO? 2) Desde quando padre não é sacerdote????? ÔÔÔ redação...
Zé Bob 09/02/2015 13:17
Espera aí, Bento XVI foi Papa da Igreja Católica Romana. O chefe da Igreja Católica Anglicana é o Rei, ou a Rainha da Inglaterra. Assim, não há como Bento XVI ter criado medidas para católicos anglicanos. A matéria está biruta, mal redigida.
tiago 09/02/2015 12:32
O Que o Papa tem haver com a ordenação de padres na Igreja Anglicana? ele não mandava lá! Redação tá doida mesmo...
Ver mais comentários
6
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Mundo

Powered by Feedburner/Google