[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Cientistas criam nano-velcro para detectar contaminação por mercúrio | O POVO
TÓXICO 10/09/2012 - 17h11

Cientistas criam nano-velcro para detectar contaminação por mercúrio

A técnica foi testada medindo os níveis de metil de mercúrio nas águas do Lago Michigan, em frente a Chicago, e em peixes mosquito capturados
Compartilhar

PARIS, 10 Set 2012 (AFP) - Cientistas suíços e americanos anunciaram a criação de um "nano-velcro" que permite detectar de forma rápida, eficiente e barata a presença de mercúrio, um contaminante tóxico e cumulativo, tanto na água quanto em peixes.

As fibras, feitas de nanopartículas de ouro recobertas com compostos denominados hexanotiol e alcanotiol, são unidas a partículas carregadas, também chamadas de íons, de elementos de metais pesados.

Quanto mais contaminantes forem capturados, mais condutoras se tornarão as fibras, o que significa que uma amostra pode ser facilmente medida submetendo-a a uma corrente elétrica.

A técnica foi testada medindo os níveis de metil de mercúrio nas águas do Lago Michigan, em frente a Chicago (Illinois, norte dos EUA), e em peixes mosquito capturados no Parque Nacional dos Everglades, na Flórida (sudeste dos EUA).

Nos dois casos, as amostras tinham níveis muito baixos de mercúrio e as medições corresponderam às análises feitas em separado pelos controladores ambientais americanos.

O mercúrio, um metal pesado que afeta o sistema nervoso e o cérebro, é produzido pela natureza, mas seu risco tóxico aumenta devido à industrialização, o que se agrava devido ao fato de que se acumula na cadeia alimentar.

Cada nano-velcro de teste teria um custo máximo de € 10 (cerca de US$ 12) e o equipamento de medição custaria vários milhões de euros, algo significativamente inferior ao custo dos métodos convencionais, explicaram os cientistas em comunicado divulgado no domingo.

"Com os métodos convencionais, é preciso enviar amostras a um laboratório, onde os equipamentos custam milhões de euros", disse Francesco Stellacci, da Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça.

As amostras podem ser testadas in situ, o que ajudaria os especialistas que precisam fazer controles no terreno a ter uma avaliação instantânea. Os níveis de contaminação industrial podem variar segundo a produção e as condições ambientais.

O estudo foi publicado na revista científica Nature Materials.

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Mundo

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>