[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] AFP - Navi Pillay pede fim das sanções contra o Zimbábue | O POVO
DIREITOS HUMANOS 25/05/2012 - 08h57

Navi Pillay pede fim das sanções contra o Zimbábue

Apesar da implementação deste governo de unidade nacional, os militantes de direitos humanos são frequentemente detidos ou perseguidos por suas atividades
notícia 0 comentários
Compartilhar

HARARE, 25 Mayo 2012 (AFP) - A alta comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Navi Pillay, convocou nesta sexta-feira os países ocidentais a suspender as sanções contra o Zimbábue e seu presidente Robert Mugabe para permitir a realização de eleições livres e democráticas.

"As sanções devem ser suspensas completamente para que as pessoas possam se ocupar completamente dos problemas econômicos", declarou Pillay à imprensa após uma visita de cinco dias ao país.

"Convoco os países que impõem atualmente sanções ao Zimbábue a suspendê-las, ao menos até que sejam realizadas eleições e sejam adotadas as reformas correspondentes", acrescentou.

A sul-africana, que acaba de renovar seu mandato por dois anos para a Assembleia Geral da ONU, lembrou que havia pedido ao presidente Mugabe para garantir que as próximas eleições sejam livres e democráticas.

"Levantei o tema da violência política de 2008, manifestei minha preocupação para que isso não volte a ocorrer nas próximas eleições, recomendei pedir para que não haja violência e incentivei a fazer mais", relatou aos jornalistas.

Robert Mugabe, de 88 anos, no poder desde a independência do país, em 1980, foi forçado a compartilhar o poder com seu rival Morgan Tsvangirai - convertido em primeiro-ministro - depois da sangrenta campanha eleitoral de 2008, que quase acabou em guerra civil.

Apesar da implementação deste governo de unidade nacional, os militantes de direitos humanos são frequentemente detidos ou perseguidos por suas atividades, e os membros do grupo de Tsvangirai são muitas vezes incomodados pela polícia.

Os Estados Unidos impuseram sanções para mais de 50 autoridades do governo, do Exército e do partido no poder no Zimbábue em protesto pela forma como ocorreram as eleições anteriores e as reiteradas violações dos direitos humanos por parte do poder de Mugabe.

Compartilhar
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Mundo

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>