[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] AFP - Greenpeace protesta contra termelétrica de Eike no Chile | O POVO
ATIVISTAS 15/05/2012 - 07h38

Greenpeace protesta contra termelétrica de Eike no Chile

Os ativistas se penduraram no teto do edifício, localizado no exclusivo bairro de Las Condes, e estenderam a faixa amarela, onde se podia ler palavras de ordem como "Castilla é ilegal" e "O carvão mata"
notícia 0 comentários
Enviar por e-mail Imprimir Aumentar texto Diminuir texto Corrigir
Compartilhar

Ativistas do Greenpeace desfraldaram, na última segunda-feira, uma enorme faixa no edifício corporativo, em Santiago, da empresa MPX, de propriedade de Eike Bastista, contra a construção, no norte do Chile, da central termelétrica Castilla, a maior do tipo na América do Sul.


"Estamos aqui, após tomar conhecimento do sentimento das comunidades afetadas, para dizer que não precisamos deste projeto no Chile e que a destruição de praias e ecossistemas costeiros de alto valor na Terceira Região é desnecessária", disse Matías Asún, porta-voz do Greenpeace no Chile, em um comunicado.


Os ativistas se penduraram no teto do edifício, localizado no exclusivo bairro de Las Condes, e estenderam a faixa amarela, onde se podia ler palavras de ordem como "Castilla é ilegal" e "O carvão mata".


A central Castilla, empreendimento da empresa MPX, ficará 80 km ao sul da cidade de Copiapó (800 km ao norte de Santiago), com um investimento de 4,4 bilhões de dólares.


A termelétrica pretende gerar 2.100 MW à base de carvão, mais 254 MW em usinas adjuntas com combustão de combustível diesel.


Segundo grupos ambientalistas, Castilla ameaça a extraordinária biodiversidade do setor de Punta Cachos, que abriga colônias de tartaturas marinhas, populações de pinguins e lobos marinhos, entre outros.


Em março, a Corte de Apelações da cidade de Antofagasta (norte) tornou sem efeito a autorização ambiental para a construção da usina, depois de acolher um recurso de proteção de moradores da região onde se situará Castilla que rejeitam o projeto porque contaminaria o meio ambiente.


O projeto está pendente de ser resolvido na terceira sala da Corte Suprema do Chile.


Na sexta-feira, a Suprema Corte decidiu favoravelmente a um recurso de proteção de ecologistas e moradores de Aysén, na Patagônia chilena, e paralisou a construção da hidrelétrica Río Cuervo, de capital australiano.

Enviar por e-mail Imprimir Corrigir
Compartilhar
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Mundo

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>