[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Aluno de escola pública de Maracanaú tira 1.000 na redação do Enem 2014 | O POVO
destaque 16/01/2015 - 10h25

Aluno de escola pública de Maracanaú tira 1.000 na redação do Enem 2014

Kállek fez a prova por experiência, quando cursava o segundo ano. A falha da primeira tentativa serviu de estímulo para o exame seguinte e o aumento do estudo deu certo
notícia 9 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 18987, 'email': 'amandaaraujo@opovo.com.br', 'nome': 'Amanda Ara\xfajo'}
Amanda Araújo amandaaraujo@opovo.com.br
foto: arquivo pessoal
Kállek disse também ter interesse na área de Jornalismo, que pensa em fazer depois de cursar Direito
Compartilhar

O estudante Kállek Sendio Viana Ferreira, de 19 anos, é um dos 250 candidatos que conseguiram alcançar a nota máxima em Redação no Enem 2014. O paulista, que concluiu o ensino médio em 2014 no Liceu Estadual de Maracanaú, pretende conseguir uma vaga para o curso de Direito através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Na primeira tentativa no Enem, quando cursava o segundo ano no Pará, Kállek conta que tirou 720 na redação, zerando a competência cinco, que prevê a elaboração de uma proposta de intervenção para o tema abordado. “Eu não tinha muito conhecimento de estruturação do texto, fiquei três meses sem aula com a interdição da minha escola, mas meu empenho aumentou. Eu comprei livros e procurei saber cada detalhe [da prova]”, explica.

Kállek chegou a estudar em escolas particulares como bolsista, quando foi para a primeira série, mas no sexto ano voltou para a rede pública. Em Maracanaú, ele aproveitou para treinar redação e se dedicar ao estudo do texto-argumentativo. “O tema me surpreendeu, mas bastava organizar as ideias e desenvolver dentro do contexto. Usei referências filosóficas e da própria bagagem cultural, mas não esperava tirar essa nota”, comenta.

Morando com a mãe, que deve ser efetivada como monitora do programa Mais Educação, ele é acostumado a mudar de cidade e ainda não sabe onde quer estudar. “Por conta do trabalho do ex-marido da minha mãe, morei em diferentes lugares. Mesmo agora, ainda não sei qual instituição vou escolher e onde ela será”, avalia.

Para os alunos da rede pública, Kállek recomenda bastante leitura. “Tornar frequente a prática de redigir redações, expandido o conhecimento para que esse seja cada vez mais proveitoso na hora de dissertar. Pra mim um grande álibi foram os livros de filosofia, que podem servir de premissa para defesa da tese”, completa.

Notas de Kállec. Foto: Reprodução Sisu

 

 

 

 

 

 


Segundo o professor de filosofia do Liceu de Maracanaú, Daniel Brisolara, dois outros alunos da escola pública também tiveram notas na redação acima de 900 pontos: Lucas casemiro e Patrine Feitosa. Assim como Kállec, outro aluno que apostava na leitura e atingiu a nota máxima na redação foi o estudante Antônio Ivan Araújo, da rede particular do Ceará. Já o cearense de Jijoca de Jericoacoara, Jefferon Vianna, acertou todas as questões no exame de cálculos.

 

undefined

Compartilhar
espaço do leitor
amanda 17/01/2015 18:01
bom parabens a ti..eu ano que vem fasso o enem e quero buscar o mesmo resultado .....quero que o enem traga uma etapa na minha vida.....com conquistas nos resultadosss..
amanda 17/01/2015 18:00
bom primeiramente parabens a ti.ano que vem fasso o enem e espero ter o mesmo resultado quero que o enem seja uma nova etapa na minha vida..e que eu busque esse mesmo resultado..
Eliel 17/01/2015 15:23
Apesar de nao ter sido citada pelo professor Daniel Brisolara, minha filha Lílian Vidal, que estuda também no Liceu de Maracanaú, tambén suprou os 900 pontos na Redação (tirou 960). Hábito de leitura é fundaamental para escrever uma boa redação.
Josué 17/01/2015 00:53
Parabéns Kállec e sucesso na nova etapa!!
luiz washington lacerda 17/01/2015 00:44
viu!!!! não precisa de escola de nome , cara para poder estudar, é só ter boa vontade.desde quando prédio bonito e ar condicionado faz aluno aprender mais?
Ver mais comentários
9
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias de Saúde

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>