[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Estudante que escreveu em redação''porque hoje é meu niver'' diz ter tirado 600 | O POVO
enem 2014 15/01/2015 - 19h33

Estudante que escreveu em redação''porque hoje é meu niver'' diz ter tirado 600

Aluno completou 16 anos no dia prova e fez a brincadeira inspirado na redação com receita de miojo, do Enem de 2012. Nota dele foi maior que a da média nacional
notícia 8 comentários
foto: reprodução
Trecho desconectado da prova de Francinaldo
Compartilhar

“Esperava tirar zero”, disse o estudante Francinaldo Guedes, que apesar de ter escrito “porque hoje é meu niver” aleatoriamente na redação do Enem 2014, afirma ter tirado 600 (nota máxima é 1.000). Nas redes sociais, ele publicou o rascunho da prova com um print da nota, mostrando sua pontuação. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que avaliará denúncias.

O rascunho da redação foi publicado pelo estudante paraibano, que resolveu brincar na prova com a data do seu aniversário, no dia 9 de novembro, quando completou 16 anos. “Vi que um aluno colocou a receita do miojo na redação de 2012, quis testar como era. Era dia do meu aniversário e eu fazia a prova só por experiência”, explicou Francinaldo, em entrevista ao jornal O Globo.

O estudante ficou surpreso com a nota, defendendo que muita gente fez o tema certo, “tudo direitinho”, e tirou nota menor. O edital do Enem 2014 aponta que redação ''que apresente parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto, que será considerada anulada''. Mais de 500 mil candidatos zeraram a prova neste ano e a média caiu 9,7% de 2013 para 2014, passando de 521,2 470,8 (média deste ano).

Em repostas, o Inep disse que possui critérios "claramente estabelecidos para a correção das redações", que não mudam durante o processo de correção. O instituo também disse que denúncias serão avaliadas pela área técnica responsável. Francinaldo, que vai cursar neste ano o 3° ano em uma escola pública, pretende fazer o exame seriamente em 2015: “quero passar para faculdade de design”.

Prova de Francinaldo, em print dele

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Redação O POVO Online

undefined

Compartilhar

Veja também

espaço do leitor
Marly Cervati 28/01/2015 09:47
Morais Guilherme, a opção de ir contra ou a favor não vem ao caso, desde que não fira os direitos humanos, pois na redação não conta somente o tema, mas outros quesitos. Quanto às críticas, nos precisamos falar do que sabemos. Cocordo também com Lucino Barbosa.
Moraes Guilherme 18/01/2015 15:41
E eu que escrevi a redação com posicionamento contra a proposta tirei 700, fiquei imaginando se tivesse escrito a favor que nota eu teria. Provavelmente teria sido bem melhor.
Juliana 17/01/2015 17:10
Eu tbm tirei 600 e achei muito injusto, não somente por essa frase mas por ser um texto repetitivo e ter uma estrutura que começa com um parágrafo de uma linha praticamente. Sacanagem ne?!
aline 16/01/2015 23:37
tb concordo com vc lucinio!
ROSEMARY 16/01/2015 21:12
Do jeito que o candidato escreveu parece que a criança pede algo dizendo... Porque hoje é o meu niver. Está de acordo com o tema.
Ver mais comentários
8
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias de Saúde

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>