ENTENDA 12/08/2016 - 19h20

Ferramenta de monitoramento de debate olímpico é lançada na internet; veja vídeo

O pesquisador Humberto Ferreira, que é um dos criadores do projeto, explicou ao O POVO Online como surgiu a ideia da ferramenta
notícia 0 comentários
Reprodução/Site Rio Experience
A ferramenta é capaz de registrar milhares de menções por dia em Português e Inglês

Nesta terça-feira, 9, foi lançada uma plataforma interativa – Rio Experience, que monitora em tempo real o debate na internet sobre os Jogos Olímpicos 2016. O novo recurso, que será atualizado diariamente até o fim do evento, possibilita acompanhar o que as pessoas estão dizendo nas redes sociais sobre atletas, modalidades e infraestrutura da cidade, com objetivo de identificar tendências de percepção social a partir da ótica dos fãs de esporte, turistas e moradores.

O Rio Experience é capaz de registrar milhares de menções por dia em português e inglês para identificar e agregar debates em torno dos Jogos Olímpicos, dentro do contexto da cidade do Rio de Janeiro. Os dados são compilados por uma metodologia de caracterização textual, levando-se em consideração variações socioculturais e o grande conjunto de palavras e expressões utilizadas para discutir qualquer assunto, não restringindo a pesquisa a palavras-chave isoladas. O projeto foi realizado pela equipe multidisciplinar da FGV/DAPP, composta por linguistas, técnicos da informação, sociólogos, antropólogos e designers.

O pesquisador Humberto Ferreira, que é um dos criadores do projeto, explicou ao O POVO Online como surgiu a ideia da ferramenta que demorou em torno de um mês para ser concretizada. “Com a chegada das olímpiadas veio a ideia de criar algum tipo de monitoramento. Como o tema é bem complexo, a gente resolveu uma ferramenta em que o público em geral, incluindo jornais e revistas, pudessem ter esse acompanhamento”. Ele explica como é a aplicação sistemática do Rio Experience: “É feita uma coleta em diversas ferramentas de dados de rede, como Facebook, Instagram, Twitter, uma gama de redes blogs da internet e é criado um ‘termômetro” sobre determinado tema”. Ele acrescenta: “existe um gráfico onde através dele há um cruzamento de palavras. Por exemplo: segurança, mobilidade e hospedagem, entre outos”.

“Nós desenvolvemos um dicionário complexo, capaz de identificar palavras relacionadas aos Jogos Olímpicos e a conexão entre elas, a fim de identificar elogios, críticas, piadas, ironias e outros sentimentos abstratos sobre questões relacionadas com a cidade. A ferramenta destaca tendências sociais por meio do Termômetro de Temas, que serão aplicadas no trabalho que já desenvolvemos, agregando valor às nossas atividades com foco na análise do desenvolvimento político e social no Brasil", disse o diretor da FGV/DAPP, Marco Aurelio Ruediger. O sistema é uma parceria da FGV/DAPP com o Brandwatch, empresa de monitoramento de redes sociais, visando identificar como o Brasil e o mundo assistem e se engajam com os Jogos Olímpicos.

A plataforma pode auxiliar gestores públicos e organizadores a aperfeiçoar políticas que interfiram no evento. A ferramenta monitora a imagem da cidade nas redes sociais e as menções a temas como Mobilidade, Segurança, Entretenimento, Hospedagem e Serviços. O usuário também pode se informar sobre quais atletas e competições repercutem mais nas redes sociais.

Acesse a ferramenta através do link: http://dapp.fgv.br/esportes/olimpiadas-2016/

Veja vídeo:

 

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Brasil

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>