[an error occurred while processing this directive] Ser mãe - Jornal do Leitor - O POVO ONLINE
homenagem 06/05/2016 - 16h36

Ser mãe

notícia 0 comentários

-->

SER MÃE

 

 

 

 

O que é ser mãe neste mundo senão emprestar-se a Deus para Ele completar seus desejos de criação? O padecer no paraíso nem tão cai bem! Isso significaria suportar, aguentar, ter resistência a algo em um lugar perfeito. Não seria suportar seria doar, dar, se dar. Nem seria no paraíso ,seria em qualquer lugar em que se quer ficar. Sempre teremos a escolha dos verbos que usaremos associados ao ser mãe e sempre seremos mãe no lugar aonde escolhermos estar.

Uma coisa é certa, ser mãe é amar. E o amor em qualquer dimensão é uma via de mão dupla, num vão de vai e vem. Um dia cuida, se derrama. No outro colhe, se esparrama. E como diz Boff, o que se opõe ao descuido e ao descaso é o cuidado. Cuidar é mais que um ato, é uma atitude, é mais que um momento de atenção, de zelo e de desvelo. É uma atitude de ocupação, preocupação, de responsabilização e, sobretudo de envolvimento afetivo. Isso é amor, isso é ser mãe!

Aprendi a ser mãe, sendo. A cada momento gerado, uma atitude criada, inventada, improvisada, sem previsão, sem provisão. Certa? Errada? Hora sim, hora não. Esses frutos são colhidos em longo prazo, mas no percurso do plantio, o ensinar se faz com cada gesto e o aprendizado é inevitável e essencial.

Devo dizer então que ser mãe também é um ir e vir de saberes, uma escola onde o aluno por vezes é mestre e o mestre se faz aluno por nem tudo saber. E é nessa troca onde o amor se faz morada,se encosta,prova, aprova e cresce e fica para sempre.

Ser mãe é ser pra sempre, perto ou longe, na terra ou no céu, ao lado ou do outro lado, cuidando ou cuidada, respeitando e respeitada, ensinando, sendo ensinada, amando e se sendo amada. É transbordamento, é gratidão, é deleite, é sofreguidão, é dizer sim é dizer não, é espaço, é expansão. É poesia, é verso, é letra, é papel em branco, é canção.

Se pudesse nascer de novo eu escolheria ser mãe! É uma oportunidade indescritível de saborear o amor e essa eu jamais perderia! E como diz o poeta, morrer acontece com o que é breve e passa sem deixar vestígio. Mãe, na sua graça, é eternidade.

Julieta Pontes

Enfermeira de Saúde da Família

Mãe de Bia e Davi

 

 

-->-->-->

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

COMO COLABORAR

  • 1

    Participe você também

    Envie sua colaboração para o email: jornaldoleitor@opovo.com.br e seu texto estará no Jornal do Leitor Online

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Newsletter

Receba as notícias do O POVO Online

Powered by Feedburner/Google

O POVO Notícias | Jornal do leitor O POVO | Homenagens O POVO