homenagem 22/04/2016 - 12h35

Memória para a história já que a do país é fraca

Ao farmacêutico nossas homenagens pelos seus setenta e um anos de formado, durante os quais dignificou a profissão compartilhando seus conhecimentos e ajudando muitas pessoas
notícia 0 comentários

-->

-->-->--> Memória para a história já que a do país é fraca

 

 

Cesar de Pinho Pessoa, advogado, bacharel em História residente e domiciliado em Viçosa do Ceará

 

 

 

Felizardo de Pinho Pessoa Filho, formado em farmácia, pela Faculdade de Farmácia e Odontologia do Ceará, onde ingressou em 1940, e em 1944 concluirá com brilhantismo o curso de farmácia. Com seu vasto currículo, em 16 de Dezembro de 2015, completou 71 anos de formado, tornando-se assim o mais antigo farmacêutico do estado do Ceará.
Dr. Pinho, de formação humanista, sempre viu a atividade farmacêutica, não como um mero comércio de mezinhas, visando, unicamente, o lucro pelo lucro. Seus objetivos iam muito além, buscavam antes de tudo, contribuir com a saúde da população, formada pelos mais carentes e necessitados, embora atendendo ricos e pobres, já que seu desiderato também não era político. Não se restringiu, em sua própria farmácia, a vender medicamentos oriundos de laboratórios. Estudioso da flora, aproveitou a riqueza potencialmente oculta em raízes, arvores e frutos de nossa generosa terra, e com a segurança que lhe dava o conhecimento acadêmico, aliado à sabedoria tradicional das populações interioranas, transmitida de geração a geração, preparou porções que ajudavam no combate a doenças que infelicitavam ricos e pobres.
Um país como o Brasil, carente de recursos, no que tange aos aspectos básicos de civilização, a área de saúde sempre foi relegada a segundo plano, havendo, portanto a medicina dos ricos e a dos pobres, estes, criminosamente, abandonados à própria sorte. Os antigos boticários, atuavam como verdadeiros médicos empiristas, diagnosticando a doença e receitando o remédio certo para combate-la, facilitando a aquisição dos mesmos pelas comunidades despossuídas. Dr. Pinho Pessoa, como farmacêutico é um lídimo herdeiro desses Hipócrates sem diploma que tantas vidadas salvaram, unicamente em prol e respeito à vida.
No mundo atual os profissionais só utilizam os conhecimentos adquiridos para beneficiar a si próprio.
O Dr. Pinho, na verdade é um humanista a moda antiga, não porque humanismo tenha ficado velho, mas porque foi esquecido por esse admirável mundo novo onde o ter é mais importante que o ser.
Quantas dores e vidas Dr. Pinho, aliviou e salvou ? Provavelmente ele mesmo não saberá dizer, mas por certo os que tiveram a sorte de contar com seus conhecimentos e sua humanidade desinteressada jamais o esquecerão. É uma gloria para seu torrão natal, Viçosa do Ceará, e para o estado do Ceará, que o farmacêutico vivo mais antigo do Ceará chame-se Dr. Felizardo de Pinho Pessoa Filho, que na pujança de seus 98 anos, esteja sempre a nos lembrar o que é DIGNIDADE, PROFISSIONALISMO E AMOR A SUA GENTE E A SUA TERRA.
Ao farmacêutico nossas homenagens pelos seus setenta e um anos de formado, durante os quais dignificou a profissão compartilhando seus conhecimentos e ajudando muitas pessoas.
Ao homem nossas homenagens comovidas, pela beleza de seus 98 anos de vida.

Viçosa do Ceará, 26 de Abril de 2016

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

COMO COLABORAR

  • 1

    Participe você também

    Envie sua colaboração para o email: jornaldoleitor@opovo.com.br e seu texto estará no Jornal do Leitor Online

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Newsletter

Receba as notícias do O POVO Online

Powered by Feedburner/Google

O POVO Notícias | Jornal do leitor O POVO | Homenagens O POVO